O Pintassilgo (2019) é melhor que o livro? - Rapeize Dinâmica

Rapeize Dinâmica

Um blog para quem ama literatura, artes gráficas e entretenimento digital.

Bombando

20 março, 2020

O Pintassilgo (2019) é melhor que o livro?

Resenha sem spoilers

O Pintassilgo é um filme da Warner produzido pelas empresas Amazon Studios e Color Force, lançado em setembro de 2019 e baseado no romance best-seller de Donna Tartt de mesmo nome.

Minha Sinopse:

É um livro que vai contar a história de um garotinho chamado Theo, que perdeu a mãe muito novo em uma visita a um museu na cidade de Nova York; Theo é, então, criado por outra família, os Barbour, mas tem seu pai ainda vivo, o qual depois vai ao encontro dele, sem saber que Theo tem guardada uma pintura milionária: O Pintassilgo, que ele catou do museu assim que o mesmo explodiu, levando sua mãe consigo. O resto são desdobramentos dessas situações.

Oakes Fegley, que interpretou o Theo na fase infanto-juvenil, também fez uma ótima representação. Impecável.

 

Veredito sem spoilers


Particularmente, eu li o livro de Donna Tartt que inspirou o filme e, se você leu > minha resenha < sobre ele, vai perceber que eu estava esperançoso pelo filme... mas com uma esperança.. diferente.. Eu penso que o livro tem alguns pontos fracos de enredo que poderiam ser até melhor elaborados em um filme, mas não é uma leitura que eu tenha me arrependido e... dito e feito. No filme os roteiristas claramente perceberam essas questões. Eles tiveram uma noção de ritmo muito boa, de maneira que, se tu assiste a primeira meia hora do filme, eu penso que você vai querer ir até o final.

O filme foi repudiado pela crítica, mas muito provavelmente essa crítica ou não leu, ou tinha algum interesse por trás de repudiar um filme desses que 86% das pessoas que assistem (segundo o Google, aqui no Br.) gostam. Então fica aqui a minha dica de filme. Mas garanto que o filme será melhor aproveitado se você ler o livro antes.
Elgort e Willa Fitzgeralt, a qual interpreta a jovem Kitsey Barbour

A fotografia, o ritmo do filme, o roteiro bem escrito e a interpretação magna dos autores foi surrealmente boa. A atriz que faz a Xandra e o ator que faz o pai do Theo realmente transpareceram a imagem de "171" ("safado") que a autora quis passar; o ator Ansel Elgort (mais conhecido por seu papel como Caleb Prior, na saga Divergente) que faz o Theo jovem também convence o espectador muito bem sobre como Theo está se sentindo a cada porrada que a vida lhe dá. O ator do Theo criança (foto acima) também é excepcional.

Em suma: no final do filme, uns 15 minutos antes do filme acabar, eu estava com um sorrisão no rosto, pela forma como eles adaptaram o final do livro. E um pouco depois, com a "moral da história", eu arrepiei todo. Mas foi uma das frases do Hobbie que me tocaram de um jeito especial, não vou dizer qual, até porque ele não fala taaanto assim no filme. Veredito: O livro é muito bom e o filme é sensacional. Ambos valem a pena, mas não acho que um seja melhor do que o outro. Ah, e se forem ler o livro, recomendo que o leiam todo de uma vez, porque tem umas partes que demoram bastante.

6 comentários:

  1. Hey Lincoln! Tudo bem?
    Eu não assisti ao filme e nem li o livro, me julgue kkk Mas pretendo fazer um dos dois muito em breve depois da sua resenha!
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Se cuida e Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uopa! Tudo sim!
      Julgo nada kkk você é leitora assídua de muitos livros, não tem problema haha
      Beleza! Veja pelo menos o filme se não conseguir ler \o

      Excluir
  2. Gostei da dica meu amigo.
    Sempre que eles lançam filme baseado em livro, eu gosto de ler o livro primeiro para entender os detalhes e comparar a história do livro com a produção do filme. hehe
    Vou fazer isso com esse livro e filme.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz que gostou! Espero que goste.. o livro é bom você ler de uma vez só, pq tem umas partes meio lentas, mas o filme é bem fluidozinho.. Beijo!

      Excluir
  3. Que interessante, Lincoln!
    Eu confesso que não li, mas já ouvi falar da obra. Eu gosto do Ansel nos papéis, mas não assisti mais nenhum filme com ele desde o primeiro Kingsman
    Valeu a dica, acho que leria primeiro para ir depois ao filme, depois de um tempo rsrsrsrsrs

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vish, Kingsman eu não conheço rs mas vou dar uma pesquisada. O Ansel é um bom ator.. Talvez valha a pena ver só o filme rs O livro eu demorei bastante pra ler
      Beijocas \o

      Excluir

Fique à vontade para comentar, se desejar!