Muita coisa para escrever e ler na faculdade - Rapeize Dinâmica

Rapeize Dinâmica

Um blog para quem ama literatura, artes gráficas e entretenimento digital.

Bombando

02 setembro, 2018

Muita coisa para escrever e ler na faculdade

Dicas para uma rápida leitura


Há hoje em dia professores que pensam que nós só temos a matéria deles e nos passam milhões de trabalhos e coisas pra lermos e escrevermos?! Lógico que sim. Ainda mais se você estiver numa universidade: temos muita coisa para escrever na faculdade.

Esse final de semana, pessoalmente, tenho que dar conta de mais de 150 páginas em um resumo, então resolvi compartilhar com vocês algumas dicas para quando estivermos atolados de leituras, resumos e trabalhos afins; além disso, vamos estrear a tag #ProcessoDeEscrita, aqui no site⟡⟡⟡ (Neste caso, especialmente leitura e/ou escrita acadêmicas).

Um discente desesperado. Arte minha


1) Foco no Sumário


Hoje em dia temos muito trabalho para ler/fazer em muito pouco tempo, então na medida do possível, temos que ler os conteúdos que mais interessam à nossa pesquisa. Para isso, foque bem nas palavras-chave usadas no sumário ou índice do(s) livro/revista/whatever(s) que você precisa ler. Caso não tenha índice ou tenha e não revele muita coisa, dê uma rápida folheada na obra, a fim de buscar epígrafes e subtítulos interessantes para você. Tudo isso apenas para você ter uma ideia de onde sua leitura deverá ser focada.


2) Foco no Prazo ⎯ um dia de cada vez


Você não pode perder os prazos de leitura que seu mestre lhe dá; se ficar esquecendo muito de fazer as leituras para casa que ele ou ela te passa, com o tempo vai pegar super mal e diminuir seu rendimento escolar. Caso esteja se esquecendo muito, por favor, anote na agenda do seu Android ou IOS com lembrete(s), para você não se esquecer mesmo. Além disso, procure adiantar as leituras ou escritas um dia de cada vez; assim você vai diminuindo o "peso" de trabalhos aos poucos e, quando estiver com mais gana de terminar, poderá fazê-lo com mais agilidade, pois restará bem menos do que antes.

Quando você não estiver com vontade de escrever nada e tiver um bom prazo pela frente, tente pelo menos organizar o trabalho (copiando o modelo de um trabalho já existente, alterando o nome da matéria e/ou professor, deixando tudo "engatilhado". EU FAÇO MUITO ISSO).

Confusão mental em meio à livrarada?! Vai tomar um Toddy!

3) Foco no Compromisso


Você tem uma dívida para com cada professor e principalmente consigo mesmo; seu esforço em fazer o melhor dentro do que ele te pede se reverte em aulas melhores e em maior produção de conhecimento.

Muita gente fica super animada, hiper empolgada antes de entrar para "a faculdade dos sonhos". Mal consegue dormir de tanta ansiedade para se matricular; aí quando finalmente chegam no momento de leitura e escrita, esquecem-se de tudo isso e também de que cada leitura que se faz não é arbitrária, mas uma fonte de conhecimento que as impulsionará rumo a um futuro melhor.

Tentei escrever pouco (difícil) mas sei que é só o começo; há muito o que ser dito sobre #ProcessoDeEscrita e eu estou super empolgado para continuar. Espero ter lhes ajudado a, pelo menos, se lembrarem desses métodos. Um grande beijo e uma ótima semana a todas e todos! ✨

54 comentários:

  1. Dicas preciosas. Principalmente para quem pretende começar a facu ano q vem (euzinha) é a meta ne hahah.

    Muito interessante seu post!!!

    Abraço.

    vitoriamartini.com ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, graças a Deus eu concluí essa meta/sonho de ir pra facul beeem antes do que eu pretendia. Tenho certeza que vai dar tudo certo pra ti também, viu? 🙏

      Obrigado. Um abraço, obrigado pelas visitas ^^

      Excluir
  2. Oi, td bem?
    Adorei as dicas, essa semana mesmo, tenho que ler muita coisa e vou tentar me organizar assim!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=i91up8tsf_Q&t=1s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faala tudo bem, sim!
      Que bom que gostou <3 Isso, tenta focar!
      Beijos! \o

      Excluir
  3. Faculdade é correria e aprendizado o tempo todo.
    Saudades dessa época.
    bjs www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, nem fala, Wanessa. Mas ainda podes fazer uma especialização, po. Os cursos de pós-graduação tão aí pra isso haha 😉 agora, eu particularmente não faria outra graduação nem tão cedo... só mestrado ou pós mesmo.

      Excluir
  4. Eu lembro que quando eu estava na faculdade tinha realmente muita coisa pra ler, porém eu era super novinha, era tudo tão novo pra mim que acabei deixando váááários textos etc passar batido hahaha, faz parte :/
    Boas dicas, tentar manter o foco é essencial.

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, é uma pena, Val. Mas tu ainda pode fazer outras especializações e, de alguma forma, "correr atrás do tempo perdido". Um beijo

      Excluir
  5. Este post me fez lembrar os meus tempos de faculdade,principalmente as diversas leituras relacionadas a anatomia.
    ótimo post.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, fisiologia então... É bem puxado e exige muita leitura ñ é?
      Beijo!

      Excluir
  6. Moço, teve uma cadeira que eu estava "fichando" 6 livros ao mesmo tempo para encontrar material para desenvolver um projeto. Olha,não foi fácil, mas com planejamento tudo certo e valeu a pena no final. A dica do sumário foi supimpa!!! Ele vai fazer com que você não desperdice tempo. Sucesso nos seus estudos.

    http://vivendolaforanoseua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eiita... Quando você ficha as coisas "por conta" é até menos pior; mas quando você ficha porque alguém te impôs e vai ficar te cobrando, é pior ainda hahaha. Nossa, 6 livros, cara... Eu não sei bem o que faria nessa situação, mas não sou de varar a noite estudando, não kkk Que bom que você concluiu seu projeto e hoje foi exportada! haha
      Obrigado ^^ Sucesso pra você também!

      Excluir
  7. Estou vivendo essa época, faço Design de Moda e são muitos livros para ler, resumir e entregar trabalhos sobre eles. Adorei as dicas, com certeza temos um compromisso com nós mesmos e quanto maior o emprenho melhor seremos.
    Beijos,

    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E tem gente que acha que moda é só fotos e desfiles, não é mesmo?! Isso, força e foco, Marcela! No futuro você olhará para trás com muito orgulho do que conquistou. 😄 Baisers

      Excluir
  8. Ótimas dicas! Já passei dessa fase da faculdade, mas estou na minha segunda pós-graduação à distancia. O curso que estou fazendo tem seis matérias nesse semestre e tem vários trabalhos para entregar, mas sou uma pessoa bem disciplinada e focada (também amo essas leituras acadêmicas, então facilita). Força pra você! Vai dar tudo certo!

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé... eu vi no Twitter esses dias que tu acordou às seis pra fazer pós à distância 😌 👏👏👏
      Ótimo que você ama sua área, Thais. Tu vai longe. Beijoos! \o

      Excluir
  9. Adorei as dicas, eu ainda estou no ensino médio e já estou surtando.
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Apesar de eu não estar na faculdade hoje, achei as dicas super legais! Acho que foco é essencial!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza; essa dica dos lembretes eu uso pra tudo na minha vida hahaha

      Beijão

      Excluir
  11. São ótimas dicas.
    Eu quando estava na faculdade colocava post it em alguns livros com umas dicas do que achava essencial.
    Ou se desse tempo anotava as páginas chave em um bloco.
    Beijos!
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Pam ^^
      Essa do post it realmente é muito boa; eu costumo usar comentários, nos e-livros, também, que dá quase no mesmo que post it hahaha
      Beijos!

      Excluir
  12. Eu adorei sua postagem, até porque sou universitária e passo por cada perrengue. kkk
    Vou pegar suas dicas valiosas e deixar meu ensino mais produtivo ainda.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, e você faz Direito, ainda por cima, né?! 😱😱😱😱 #corajosa
      Valiosa é sua participação com a gente. Beijos ♥♥

      Excluir
  13. Eu já passei da fase da faculdade à um tempo, mas agora com o curso de inglês à mil, está tudo se acumulando.. temos que ser organizados mesmo!!!

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos que fiz meu curso de inglês, também, mas era mais de boa, só mexer no PC rsrsrs

      Excluir
  14. Sempre fui bem estudiosa e aplicada. Nunca deixei um prazo de trabalho escapar hahah Ótimas dicas essas.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Lincoln! São dicas importantes e o processo de leitura e aprendizagem, também.
    Acredito que temos que lembrar sempre que é tudo necessário. Algo sempre será aprendido a partir de cada resumo que temos que fazer na faculdade.

    É tudo muito corrido mesmo, finais de semestres que os digam! Mas é prazeroso vencer esses desafios e ainda ser bem sucedido em cada um deles!

    Sobre a sua dica de série, lá no blog, já estou pesquisando aqui pra ver se me desperta interesse. Obrigada!
    :*

    In.Material
    @in_material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aprendizagem por meio da leitura é essencial. Tem professor de faculdade que, se você não ler os textos que ele passa, ele se revolta e pune de alguma forma a turma.

      Final de semestre é fogo e sangue! Mas não vejo a hora de obter meu diploma, juntar um dim dim e emendar numa pós ou mestrado.

      Sobre a série... Dizem que é muito boa, cheia de reviravoltas (por isso quero ver; adoro isso), tem só 12 epi (acho) e a pessoa que escreveu sobre ela lamentou que a tenham cancelado na primeira temporada. Devo assistir sim, depois te digo.

      :*

      Excluir
  16. Ótimas dicas! Dá mt raiva desses professores quer acham que só temos a matéria deles. Eu fiz ADM, então tive mts matérias de Exatas [minhas favoritas] então além de ler e escrever, tinha muitos cálculos pra fazer e o foco nessas matérias é essencial.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que sou das Letras então... nem me fale em contas! hahaha Infelizmente, matemática só foi o meu forte no ensino médio; hoje em dia, tenho uma vaga ideia e precisaria dar uma booa relembrada.

      Kisses!

      Excluir
  17. Oi Lincoln, eu me lembro dessa época de faculdade e dos milhões de textos e trabalhos todos os dias. Não sei como eu conseguia dar conta! Hahaha! Só com muito foco e força de vontade mesmo... Boa sorte com as leituras e os trabalhos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No calor do momento a gente vai fazendo, fazendo e, quando vê, a graduação passou rápido. Aposto que deves estar morrendo de saudades desse tempo hehehe É muito paradoxal essa vida, meu kk Beijos!

      Excluir
  18. Bom ler esse post novamente porque tenho várias coisas pra ler e estudar do inglês, e pretendo fazer isso logo, então suas dicas são sempre bem vindas hehe :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, lendo novamente, poxa, obrigado ✮
      Fico feliz que tenha sido útil. Estude, sim e, qualquer dúvida, pode entrar em contato. ヽ༼ຈل͜ຈ༽ノ

      Excluir
  19. Aii, nem te falo que fiz Engenharia antes de ir para o Direito... bem louca mesmo. kkk
    Mas esse semestre, preciso de muito foco, paciência e energia... ta quase acabando. hehe
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem?
    Adorei as dicas, acredito que as dicas sirvam nem só pra faculdade mas pro trabalho também.
    Adorei seu post.

    Beijos
    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Mary, beleza.
      Poxa, parando pra pensar, pode ser que sirva sim; sendo que em alguns trabalhos o chefe não está (infelizmente) tão preocupado contigo quanto um bom professor, né... Mas, sim: Foco é tudo!
      Beijos!

      Excluir
  21. Hey Lincoln! Tudo bem?
    Assisti Deadpol e adoreeeei, fico feliz que tenha gostado tbm!
    Achei muito bacana as dicas que vc deu, tbm já passei por essa atribulação na faculdade e sobrevivi!
    Obrigada pelo comentário.
    Tenha um excelente final de semana!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom, sim, Thamiris ^^
      Noossa, que maneiro, não brinca q tu viu?! rsrs Que bom que gostou. Agora partiu assistir o 2!
      Temos uma sobrevivente \o/
      Ótimo final de semana pra você também!!

      Excluir
  22. O foco é o que nos leva alcançar metas, amei suas dicas!
    Beijos ♥
    www.silalmeida.com

    ResponderExcluir
  23. Maravilhosa demais essas dicas.

    Beijos
    http://www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
  24. "Vigemaria"! Como foi difícil abrir seu Blog.
    Completamente diferente de todos os Blogs que já li, que acompanhei ou que acompanho.
    E vc costuma responder aqui? Sei não viu? Mas do mesmo jeito que eu não vou na casa de alguém, buscar "resposta" do que enviei, não volto no Blog para ler o que já tinha lido.

    Vi seu comentário lá no meu Blog dizendo que gostou dos cartões que ganhei da amiga alemã.
    Seria um prazer acompanhar vc mas achei difícil ler e comentar aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliane, bem-vinda!
      Realmente, gostei muito dos cartões.
      Meu blog nunca passou por esse tipo de reclamação, então deve ter sido algo da sua internet ou dispositivo móvel. Mas sinta-se à vontade pra continuar comentando aqui, não posto todos os dias mas quase toda semana. Não precisa comentar o que já leu, também, de boa.
      Beijos!

      Excluir

Fique à vontade para comentar, se desejar!