Tempo que não coloco um texto autoral aqui né?! Agora vai. Se você acha que uma dose de sabedoria antiga é uma boa pedida pros nossos dias atuais, vem comigo nessa e já deixa seu comentário depois que ler.
"Você pode pegar uma aranha com sua mão, ainda assim ela vive nas câmaras dos reis" Provérbios 25:28 AMP)
Aranha Viúva no maior estilo Peter Parker |
Por mais que você não goste de aranhas ou tenha medo, tem que admitir que junto das cobras, escorpiões, jacarés (todos os répteis!), elas são dos animais mais amados pelas crianças. Por quê? Porque são animais diferentes de todos os outros mais comuns. Não têm 4 patas; não latem ou miam; não têm muita expressão facial, aliás, é difícil ver o rostinho delas; o corpo dela é muito diferente; a casa delas é muito diferente. Mas o que nos interessa aqui hoje, é analisar o estilo de vida delas. Veremos que é um lifestyle que já inspirou vários provérbios ancestrais.
Primeiro de tudo, a aranha é um bicho sutil. Ela não "fala" muito. Na real, nem fala. Ela pode aparecer quando você menos espera e, acredite: mesmo sendo tão pequena, ela ainda pode te dar um baita susto e lhe provocar aquele medo que a gente bem conhece.
Leia a estrofe inteira do poema bíblico que citei ali em cima:
Nesta terra quatro coisas há
Pequenas são, mas sábias pra danar.
Formigas que parecem fracas,
mas armazenam comida
o verão inteiro em suas casas;
Texugos, que parecem fracos,
mas vivem entre os rochedos;
gafanhotos, que não têm líder emérito,
mas marcham feito um exército;
aranhas, que com sua mão podem ser pegas,
mas em palácios ocultam suas teias.
Pv. 25:25-28 (Versão no Inglês Contemporâneo, CEV).
Se você pensa que a natureza não tem nada a nos ensinar, talvez nem todas as partes desse texto sejam pra você; mas vê-se que desde Salomão, o homem dito mais sábio do oriente em sua época, há esse interesse de aprender com ela. Primeiramente, a aranha nos ensina, como já disse, a sermos sutis; se sabemos, não precisamos gritar pra todo mundo que/o que sabemos. Se temos, ninguém precisa saber também. Se fizemos, se ajudamos, apenas continuamos nossa vida, como aranhas, em nosso canto. Sendo equilibrados como o "sal": se colocar muito, salga demais.
Recentemente uma aranha apareceu no estúdio do Mais Você e, no dia seguinte, um biólogo especialista foi ao programa explicar um pouco mais sobre o animal e sobre sua aparição. Ele explicou que normalmente, ela não é um bicho letal ao ser humano, nem mesmo a crianças picadas. Claro, a dor é intensa, mas normalmente não há perigo de vida. Mas, uma questão interessante que ele levantou foi: as aranhas mais perigosas são aquelas que não ficam em teias.
Tem uns dias atrás também, eu estava molhando o jardim e, de repente joguei água em uma aranha em sua teia, sem querer. Mas foi bastante água. A aranha quase que não se mexeu e eu repeti, dessa vez intencionalmente; na verdade, ela nem se escondeu. E fiquei pensando nessas coisas, e penso que isso simplesmente faz parte do estilo de vida delas.
As aranhas têm um hábito de "semeadura". "Plantam" para depois "colherem". Ou seja, armam suas teias e depois apenas esperam um animalzinho ser preso ali. Tudo que ela precisa fazer após seu trabalho é esperar. Se não vier nenhum inseto, ela expande ainda mais sua teia ou, até, a muda de lugar, mas sempre aparece alguma coisa. E talvez seja por isso que ela não se assustou com um ser do meu tamanho jogando água nela. Sabe, a vida dela é essa. Ficar ali parada porque ela já tem certeza de que trabalhou, a parte dela ela fez. Ela simplesmente não tem controle do que eu possa fazer com ela. Conforme o especialista que citei falou, as aranhas que vemos em teias são as mais inofensivas e têm uma função apenas ornamental.
Já as aranhas comumente "sem teias" é que são as mais perigosas. Será que isso não seria um sinal da natureza? Tipo: Quem não trabalha, não semeia, não se esforça, você deve ter cuidado?.. Interessante pensar nisso. Repare neste provérbio nigeriano:
"Bendita a aranha que sabe o que vai ganhar esperando pacientemente em sua teia. O louva-deus rezadeiro nunca se cansa de esperar o dia inteiro." Esse provérbio me fez pensar, pois estamos numa época de pandemia em que o máximo que nos é permitido fazer é sentar e esperar. Dependendo de como for, até dá para trabalhar ainda, mas ai daqueles que não se prepararam para os imprevistos, como as aranhas ou as formigas.
Há um outro provérbio espanhol que diz que as leis são como as teias de aranha: pegam as pequenas moscas mas deixam os falcões voarem. Lembra-nos das palavras de Jesus, de engolir camelos e se engasgar com moscas, não é?
De qualquer forma, esse estilo de vida de "eu fiz minha parte, posso esperar minha 'colheita'" é algo muito poderoso da gente pensar. Estamos fazendo nossa parte? É o máximo que podemos fazer. Aliás, se tudo der errado, essa deve ser nossa maior certeza — a de que fizemos o que estava ao nosso alcance. Nossas teias têm poder de capturar apenas algumas moscas, mas, se unirmos nossas teias, se nos unirmos nas redes, há um provérbio que diz que várias teias unidas podem conter um leão. Sejamos como aranhas; com sutileza, sem falar demais, a gente pode habitar em palácios. E a verdade é que, quando se chega nessa condição de habitar em palácio, nem tudo você deve falar. Na Bíblia inteira o cuidado com as palavras é incentivado e "até o tolo se passa por sábio quando se cala", e eu tenho descoberto que, normalmente, quem mais reclama é quem menos faz.
Durante séculos as aranhas fizeram e fazem parte da cultura, da história de diversos povos, às vezes até retratadas, figurando como deuses. Ora são exemplo de paciência, ora de safadeza e perigo, porque também são venenosas. E esse serzinho é capaz de até hoje nos dar lições. O carro-chefe da Marvel, por muito tempo, foi e é o Homem-Aranha. Não à toa, é um personagem extremamente explorado por roteiristas nos quadrinhos, que tem dentro desse universo o seu próprio "aranhaverso". Ágil, um pouco tímido dependendo de como for a história, apaixonado, estudioso, Peter Parker é o entregador de pizza que vai atrás dos inimigos da sua cidade e tenta levar uma vida normal ainda assim. "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". Uma de suas grandes responsabilidades é manter sua fama de herói intacta. Não tem problema; ele mesmo fotografa sua rotina de combate aos inimigos. A menos que isso fuja de seu controle. . .
Parar pra pensar nesse ser que é um verdadeiro Yin e Yang é algo que pede de nós um equilíbrio. Nem tudo é trabalho e agitação o tempo todo. Onde anda nossa meditação? Muitas aranhas captam suas presas por, simplesmente, prestar atenção na vibração. Aliás, hoje em dia tem muita gente que não percebe mais vibrações; uma pessoa, passa uma vibração, você consegue notar. Uma pessoa só, já pode ser capaz de passar uma energia forte (negativa ou positiva), agora imagina um grupo de pessoas?! Às vezes, um grande grupo de pessoas nos passa uma vibração que a gente sequer percebe, porque não estamos atentos. E nessa época tão confusa em que estamos vivendo, que cada um fala uma coisa, uns com mais dados, outros com mais alarmismo, às vezes, ao invés de ficar procurando notícias o tempo todo, tudo que precisamos é assistir um filme. Relaxar. Quem sabe, o mais novo Homem-Aranha, Longe de Casa - mais especificamente, a sua cena pós-créditos. Dever de casa pra quem ainda não assistiu.
( Se você chegou aqui, é porque gosta muito de animais, então talvez goste também > deste post aqui < onde falo do livro que participei, com essa temática )
Eu gostei do texto! Também tenho medo de aranhas, mas elas são interessantes (desde que fiquem longe de mim). Não sei muito sobre elas, mas adorei ler mais. Também gostei do poema.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com/
Beijoos ;*
Cara.. cê acredita que foi só eu escrever isso, ontem me aparece uma aranha de 4 cm bem na porta da minha casa?! hahuaha O próximo texto vai ser sobre dinheiro, pra atrair isso kkk
ExcluirFeliz que gostou, beeijos!
Confesso que tenho medo das maiores.
ResponderExcluirUma vez encontrei uma média dentro de casa, com aquelas patas largas. Eu juro que chorei tentando tirar ela de casa. hahaha
Adorei ler o texto, mas continuo querendo distância. hahaha
Beijos!
Pam Lepletier
Teve uma viagem que fiz que apareceram duas.. Realmente, é um bicho pequeno mas que bota um terror enorme hahahuaha Imagino essa daí, da pata grande. Pior do que o tamanho delas, é que a gente sabe que é um bicho com uma agilidade e salto absurdos, que se a gente errar a chinelada um palmo, a gente "morre" kkk Beijos!
ExcluirAmei o seu texto, é de fazer refletir, mas TINHA QUE COLOCAR A FOTO DA ARANHA? kkkkkkkk. Não tenho medo, tenho PAVOR desse monstro, rs. E como moro em chácara, sempre aparece alguma pra me fazer morrer de susto.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Gente hahahahaha Tinha que colocar, senão ia ser o único post sem foto e ia dar nervoso na gente kkkkkk
ExcluirQue bom que gostou do texto mesmo tendo pavor de aranha kkk lisonjeado
força no Baygon hahaha Beijos..!
Olha só, não sabia que as aranhas sem teia são as mais perigosas. Que interessante!
ResponderExcluirBeijo.
Cores do Vício
Poisé ! Delas a gente quer distância! hahaaha beijos
ExcluirHey Lincoln! Tudo bem?
ResponderExcluirTô lendo um livro de mitologia onde um dos personagens principais é um deus aranha, muito bacana. Se chama os filhos de anansi, do Neil Gaiman.
Obrigada por comentar lá no blog.
Volte sempre!
| Blog Misto Quente |
Hey Thammy!
ExcluirPoxa, eu quero iniciar minha jornada literária Neil Gaiman algum dia desse ano ainda kkkk Taí um bom começo. Pode deixar, bom findi ;)
Que interessante meu amigo!
ResponderExcluirEu não tenho medo de aranha, mas confesso que quando umas aparecem aqui em casa eu fico assustada, principalmente aquelas caranguejeiras sabe? hhaha
Mas gostei de saber sobre as aranhas e que as de teia não são tão perigosas para nós. Mas eu não teria uma de estimação não. haha
Beijos.
Diário da Lady
Eu teria, de estimação! hahaha Beijo!
ExcluirHey Lincoln!
ResponderExcluirNUnca parei pra pensar sobre as aranhas, elas sempre me deram muito medo mas seu post foi muito interessante, e, além disso, por exemplo, sobre as aranhas com teias e sem teias, eu nem tinha ideia rsrs
E você jogando agua na pobre aranha, menino kkkk
Mas ela era boazinha
Assistir um filminho de aranha, no homem aranha, é claro, é sempre uma boa pedida :D
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Joguei água nela, po, um banhozinho vai bem hahahaha
ExcluirO melhor filme de Homem Aranha de todos é o do Myles Morales, não sei como ainda não postei nada sobre.. :X
Mas espero q assista esse do Mysterio, se puder. Ah, eu baixei um livro que tu recomendou nos stories, "Um pai de presente" algo assim kk no Kindle. Agr, se vou ler ou não, eis a questão. o tempo dirá rsrs Beijocas
Baixou?????????????
ExcluirOBAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
é bem divertido kkk
não sei se é o seu tipo de leitura, mas é bem legal hehehehe
esse do Myles Morales será que eu já vi?Faz uma postagem pra gente!
abraços!
Hahahahaha Tu é ótima!
ExcluirVi agora que tu fez uma resenha dele..! Confiro lá depois. Vamos ver se rola a resenha! ! ;)
Que loucura isso das teias serem fortes mesmo, porque as que a gente costuma ver é só passar a mão que sai né? Mas depende do tipo da aranha mesmo. Ok. Confesso que não tenho tanto medo de aranha, masss depois que minha amiga foi "picada" por uma e ficou uma ferida horrível, comecei a ter medo. Era uma daquelas aranhas que tem em quase todas as casas, que as pernas são longas e bem finas e ela é só uma bolinha, sabe? Enfim, não sei explicar, só sei que estava dentro do short dela e quando ela foi vestir, a aranha soltou o veneninho. Nem sabia que essa aranha tinha veneno. Por incrível que pareça, meu super herói favorito é o Peter Parker mesmo, famoso Spider Man. Minha cabeça é contraditória, nem eu entendo. Enfim, adorei o post!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
Não.. eu nem te conto. No último sepultamento que eu fui, uma aranha grandinha "pousou" nas costas de uma pessoa a dois metros de mim e ninguém fez NADA. Daí eu fui, dei dois passos e um tapa - que pegou BEM cheio na cara de uma menina kkkkkkkkk (sem querer, obviamente) Cara, aranha é história kkkk ainda bem que tava bem longe do caixão, então quase ninguém percebeu, senão ia ser um pandemônio no enterro. kk Isso não tem nem dois meses.
ExcluirRealmente, a gente tem q tomar muito cuidado com roupas e calçados "parados" no canto, ou ainda com tomar banho de madrugada (lacraias tbm, no ralo); sempre dou uma boa olhada, antes de tomar meu banho com a luz apagada às vezes kk
Adoro o Homem Aranha e quero muito fazer uma escultura digital dele.
Beeijos!
Que post interessante, achei bem curioso e um artigo muito bem escrito
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Beijos! Obrigado! Sempre fui fã de aranhas
ExcluirAntes eu não tinha medo de aranha, até uma aranha pequenininha me morder, acredita que eu fui parar no hospital, não foi nada grave, mas eu sentia o meu dedo formigando e começou a surgir pintinhas vermelhas no meu braço. Desde então fiquei com medo delas
ResponderExcluirBeijos ♡ Blog | Instagram | Youtube
Gente..! Que sinistro.. fobia totalmente compreensível kk
ExcluirHj ouvi de uma pessoa q foi mordida no joelho e ficou com ele inchadão tb.. kk Beijos! malz a demora
Oi meu amigo, saudades!
ResponderExcluirEu lembro dessa postagem das aranhas, não sei se contei mas nesse mesmo dia, na parte da noite, uma caranguejeira apareceu na cozinha de casa. kkkk
Aguardo por novas postagens.
Beijos.
Diário da Lady
Saudades toooo
ExcluirAcho q não chegou a contar não.. caramba..!!!
Tô falando.. vou ter q começar a escrever sobre dinheiro.. parece q o q eu escrevo atrai ������ Beijocas