16 janeiro, 2019
"O Pintassilgo" é bom, mas pode melhorar? — Entenda
O Pintassilgo é um livro escrito pela americana Donna Tartt e que foi lançado em 2013. Vencedor do prêmio Pulitzer de ficção (2014), o livro é aclamado por muita gente boa, embora eu não tenha gostado tanto assim. A boa notícia é que ele vai virar filme em 2019 e isso muda toda a história.
"Quando Theo Decker, nova-iorquino de treze anos, sobrevive milagrosamente a um acidente que mata sua mãe, o pai o abandona e a família de um amigo rico o adota. Desnorteado em seu novo e estranho apartamento na Park Avenue, perseguido por colegas de escola com os quais não consegue se comunicar e, acima de tudo, atormentado pela ausência da mãe, Theo se apega a uma lembrança poderosa de seu último momento ao lado dela: uma pequena, misteriosa e cativante pintura que acabará por arrastá-lo ao submundo da arte.
Já adulto, Theo circula com desenvoltura entre os salões nobres e o empoeirado labirinto da loja de antiguidades onde trabalha. Apaixonado e em transe, ele será lançado ao centro de uma perigosa conspiração.
O Pintassilgo é uma hipnotizante história de perda, obsessão e sobrevivência, um triunfo da prosa contemporânea que explora com rara sensibilidade as cruéis maquinações do destino."
Não é porque eu não gostei tanto assim do livro que ele seja ruim. Calma, gente. Ele é bom; na verdade, muito bom. Olhe o que a revista de cultura pop americana Vanity Fair diz sobre ele: “O pintassilgo é um livro sobre a arte em todas as suas formas, e desde o início nos lembra por que gostamos tanto de Donna Tartt: as reviravoltas na trama e a prosa elegante; os personagens que vivem e respiram nas páginas; os cenários perfeitamente capturados. O prazer e a tristeza existem num mesmo fôlego e, ao final, O pintassilgo conquista nosso coração.” Como se isso não bastasse, o livro ficou mais de quarenta semanas na lista dos mais vendidos do periódico New York Times (link com as informações aqui).
Li esse livro há 3 anos, mas lembro bem de como foi, no geral. O início do livro já começa com a reviravolta que a sinopse anuncia, mas, como eu li sem ler a sinopse antes, foi um pouco surpreendente. Dali em diante ocorre com o Theo alguns "casos de família" e amizade: ele é criado com uma família que não é a dele mas que o trata super bem (porque seu pai o abandona). Porém ele não consegue esquecer direito o trauma que foi perder sua mãe e o grande elo que tem com ela é justamente a pintura, com o pintassilgo. Talvez por isso a autora narre com tanto empenho a relação do menino Theo com a tela pintada.
Logo em seguida ele faz um amigo; se muda para morar com seu pai malandrão lá e, daí pra frente, o livro me capturou no sentido do suspense/expectativa. Não vou dizer se essa expectativa se cumpre ou não; apesar do que eu disse sobre o livro, eu me lembro bem de o ter avaliado no Kindle com 4 estrelas de 5, o que é uma ótima avaliação, eu diria. Porém não chegou a cinco estrelas, porque a autora cometeu um grande deslize, na minha opinião...
É difícil falar essas coisas sem soltar aqueles tão amados spoilersss mas... A autora me capturou nas narrativas; na expectativa do que iria acontecer com o menino e com as situações complicadas que sempre o envolvem. Você se envolve bem com os personagens e fica imaginando, traçando futuros possíveis enquanto lê à todo momento facilmente, digo, naturalmente. E esse é o grande gostoso desse livro. Ao final, a autora tomou a decisão de colocar um pouco mais de "ação" ali no meio e, na minha opinião, não funcionou. Se ela continuasse o ritmo do livro e desse pra ele um final mais brilhante, bingo! Seria a fórmula do sucesso, na minha opinião.
A seguir estão as informações gerais do filme, seu elenco e uma breve sinopse de acordo com o site Paste Magazine:
Lançamento: 11 de outubro
Baseado no livro: O Pintassilgo, de Donna Tartt
Diretor: John Crowley
Elenco: Ansel Elgort, Oakes Fegley, Aneurin Barnard, Finn Wolfhard, Ashleigh Cummings, Jeffrey Wright, Luke Wilson, Willa Fitzgerald, Nicole Kidman
Sinopse: O Pintassilgo conta a estória de Theo Decker, um adolescente que sobrevive a um ataque terrorista em um museu mas perde sua mãe na explosão. Com o estado de choque gerado pelo atentado, Theo acaba roubando uma pintura germânica, "O Pintassilgo", que vira uma espécie de amuleto pessoal único, conforme ele vai crescendo. A pintura é o único link que ele ainda tem à sua falecida mãe, porém começa a virar sua vida de cabeça pra baixo.
O diretor do filme é melhor conhecido por seu trabalho no longa Brooklyn (2015), que arrematou os Óscars de melhor fotografia, atriz e roteiro adaptado; o elenco conta com pessoas que atuaram em diversos sucessos anteriormente como It do Stephen King (Finn Wolfhard), Gotham (Fitzgerald), Legalmente Loira 1 e 2 (Wilson), 007 Casino Royale e Quantum of Solace, e Boardwalk Empire (Wright) e uma vencedora de cinco globos de ouro que dispensa comentários entre os diversos filmes que já assistimos dela: Nicole Kidman.
Com um elenco desses, somando-se ao fato de que o filme vem sendo preparado há muito tempo e já está em fase de pós-produção para ser lançado à 11 de outubro (uma data que tem a ver com o 11 de setembro?!) e, ainda, que o mesmo será patrocinado pela Amazon em troca de direitos autorais para assinantes da gigante do varejo — e, ainda, que o filme vai contar com distribuição da Warner Bros para o mundo todo nos cinemas, acho que podemos esperar um filmasso no nível de Nasce Uma Estrela (2018 — Warner Bros) ou Animais Fantásticos 2: Os crimes de Grindewald (2018 — Warner Bros).
Todo mundo tem um livro de estimação que, ao adaptarem pros cinemas, "cagam" com parte ou todo o conteúdo do livro, mas o contrário também existe! Em Harry Potter mesmo, eu poderia dar o exemplo do cachorro chamado Fofo, que eu imaginei um cão do meu tamanho com três cabeças mas, no filme, era um cachorro preto enorme, do tamanho de um salão de festas! Mas, ainda em HP, uma das cenas que mais me impressionou foi uma do sexto filme, em que Dumbledore faz um feitiço esverdiçado enorme, no filme, e eu imaginei algo bem mais modesto; assim, me surpreendendo bastante.
Com base no que vimos acima, podemos nos arriscar a assumir que a fotografia, a trilha sonora e a ambientação do filme estarão impecáveis. E isso é simplesmente essencial nessa obra, para que funcione, pois o livro é muito detalhista nesses aspectos de ambientação e a trilha sonora precisa ajudar a criar todo o drama envolvido nessa estória e acompanhar o ritmo de desenvolvimento da trama: começando dramático e terminando um pouco mais acelerado. E aí entra a outra questão: o final será mantido?! Bem... Esse é um aspecto que precisa ser melhor que o livro. Ao terminar de lê-lo, não senti lá grandes coisas; eu sabia que não fora tempo perdido, mas que também não era lá a melhor coisa que eu já tinha lido. Quero sair do cinema, esse ano, com a sensação de que esse será o ganhador do Óscar de melhor adaptação de roteiro, ambientação e tudo que tem direito. Vamos nos preparando desde já!
Tags
resenha#
Share This

About Lincoln
Lincoln Costa separa este espaço virtual para te deixar por dentro de seus projetos de escrita, tutoriais, reviews de livros e por aí vai. Está atualmente escrevendo o livro "O Amor pode ser hackeado", com previsão de estreia para o primeiro semestre de 2019.
Marcadores:
resenha
Local:
Brasil
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Não li o livro, mas já estou ansiosa pelo filme
ResponderExcluirwww.blogsereiando.com
Que legal saber que a galera está na vibe pra assistir!
ExcluirJá quero assistir ao filme!!
ResponderExcluirEu adoro ver filmes que sairão de livros, eu pelo menos sempre gosto.
Achei a história bem interessante, pelo jeito vai ser legal :)
https://www.heyimwiththeband.com.br/
É uma trama bem original, não é mesmo?! Estou torcendo também!
ExcluirNunca li o livro, mas achei interessante. Mas fiquei curiosa com o final que a autora deu kkkkkk. Acho que já irei providenciar o livro, antes que o filme saia. xD
ResponderExcluirBeijo!
Cores do Vício
Hahahaha Pra que q eu fui abrir a boca?!..🙊
ExcluirMas eu também fui pego de surpresa por esse livro; vi a capa numa livraria, que me deixou super curioso e depois fui lá e comprei digital, mesmo, no Kindle e fui lendo pra cima e pra baixo rs
Beijos!
I will check it:)
ResponderExcluirIt is worth checking ;)
ExcluirOi Lincoln,
ResponderExcluirVou até mostrar seu post para minha mãe, ela quer muito ler 'O Pintassilgo'.
E confesso que não sabíamos o que esperar da obra que é enorme, rs.
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi, Ale..!
ExcluirAh, que legal, Mostra sim..!
A capa me atraiu bastante, eu esqueci de dizer. Esqueci tbm de dizer q o livro tem algumas referências culturais aqui e ali, o q me leva a crer q a leitura direto em inglês seja melhor rs
beijos pra ambas rs
Não conhecia esse livro e muito menos que vai ter filme. Como faço as coisas ao contrário, vou assistir o filme primeiro e se me interessar vou ler o livro.
ResponderExcluirhttps://www.biigthais.com
Beijoos ;*
Haha, não tem problema algum. Espero só que não seja uma espécie de downgrade essa experiência hahaha Beijoss!
ExcluirNão conhecia e parece ser bom, mas já que vai sair filme, vou esperar, kkkk.
ResponderExcluirBeijos/Kisses.
Anete Oliveira
Blog Coisitas e Coisinhas
Fanpage
Instagram
Hahaha Bem, esse é um filme que eu vou pagar pra ver alguma postagem dizendo que o livro é melhor q o filme rs Kisses
ExcluirA gente tem vontade de matar os autores quado eles fogem do tom, mas parece-me no geral que foi um bom livro, hein? E leria sim rsrs
ResponderExcluirVamos ficar no aguardo da adaptação e vou procurar pra ler sim!
Beijocas da Pâm
Blog Interrupted Dreamer
Haha, é tipo uma música.. se desafinar um pouco, pode estragar rs Sim, no geral, foi bem legal. Vou adorar ver suas impressões, beijocas!
ExcluirVerdADE HAHAHAHAHAHAH
Excluirah!, obrigada pelo comentário no texto do challenge
não tinha identificado a mocinha hahaha
realmente! as coisas as vezes simplesmente acontecem
(≧▽≦)
ExcluirImagina.. esse challenge tá imperdiverr
Já tinha ouvido falar do livro mas confesso que nunca senti vontade de o ler, mas agora que vai sair o filme até parece que ficou mais interessante (eu não sou fã de filmes, vou fã de livros que "viram" filmes xD). Talvez o leia antes que saia o filme :D
ResponderExcluirBeijinhos grandes ^^
O blog da Mó | Instagram | Facebook
Já eu sou fã dos dois hahaha
ExcluirLegal, Mó, espero que goste da estória, quer leia, quer apenas assista :) Beijos!
Nunca tinha ouvido falar do livro, mas agora estou curiosa
ResponderExcluirBeijos
www.opsquerida.com.br
www.instagram.com/siteopsquerida/
Poisé.. Eu o tinha visto numa livraria, 3 anos atrás.. e olha no que deu haha Comprei-o no Kindle e hoje aqui está a resenha
ExcluirBeijos!
I love books like this who get turned into movies. I would love to see it!
ResponderExcluirwww.fashionradi.com
Sure! Even more when the plot is worth like it is, in this case ;)
ExcluirOlá tudo bem? nunca li o livro mas me despertou uma certa curiosidade para o filme, por causa da ambientação e fotografia...
ResponderExcluirAbraço! Até mais.
Vitoriamartini.com
Gente, quem vai perder esse filme no cinema esse ano?! hahaha Partiu
ExcluirGostei da resenha do livro, talvez eu leria, porque adoro ler livros que ficaram na lista dos Mais Lidos. hehe
ResponderExcluirGostei da sinopse, ainda mais por misturar um pouco de "casos de família" (lembrei até do programa. kk).
E bacana que vai ser lanado em filme, vou ver antes de assistir e espero que o filme seja bom (tipo O Senhor dos Anéis). hehe
Ahn, você citou HP, eu AMO!!
Mas gostei mais do livro. *--*
Beijos.
Diário da Lady
Já comprei muito romancezinho de banca de jornal com a sigla de "Top New York Times" também! hahaha
ExcluirCasos de família é ótimo kkk Senhor dos anéis eu ainda não vi mas tô tentando assistir ^^
Harry Potter amamos hahaha Gosto muito dos dois, dos livros e dos filmes. O livro que eu mais gosto é o 5º (o sétimo também).
Beijoss
Olá Lincoln o//
ResponderExcluirPrimeira vez aqui no seu blog e eu o achei muito interessante. Até porque eu amo assuntos literários. Já estava sentindo falta de ver pessoas falando disso uahsuahsa. Nunca li esse livro mas ele pareceu bom. Ultimamente estou lendo outro então vou procurar ler esse depois. Gostei do post estava realmente procurando livros novos para ler então já sei que será esse. Quero saber o que vai acontecer com a vida desse menino. Amei seu blog ^^.
Snack Cheese 💕 Prove os nossos donuts: ~🍩v i s i t e - n o s💖
Feliz que o achou interessante, Yuka! A intenção é fazer a minha parte mesmo; geralmente os outros blogs têm um foco um pouco diferente do meu, e a intenção é entrar nesse espaço literário em aberto e divulgar minhas escritas também :) Seu blog também é bem único e singular, amo-o também! Beijão
ExcluirOiee!
ResponderExcluirAinda não li o livro, mas quero, então fiquei com medo desses "leves spoilers" e preferi não ler essa parte kkk
Realmente, dá um certo medo de cagarem o livro com a adaptação para os cinemas, porque tem muitos casos em que isso acontece. No Harry Potter mesmo pra mim algumas cenas são decepcionantes, porque na minha cabeça era muito mais legal kkk
Bjuu ♥
Início de Conversa
Ahh.. medo de spoilers detectado haha Leia sim... se souber ler em inglês, prefira.
ExcluirHarry Potter ñ me decepcionou demais ñ... eu diria que mais me surpreendeu, na maioria das cenas, mas faz tanto tempo que eu li e assisti tbm... Haha Beijos
Não conhecia mais achei a história bastante cativante.
ResponderExcluirwww.paginasempreto.blogspot.com.br
Bacana, Rafa. Espero que o filme nos surpreenda
ExcluirApesar de você ter dito desde o inicio que o filme não é tão bom assim, achei a sinopse bem interessante.
ResponderExcluirAchei que os temas que englobam a historia tem tudo para ter uma boa trama, acho que o filme vai ser maravilhoso.
A trama é ótima e com uma boa escolha de fotografia e trilha sonora, o filme tem tudo para ser um sucesso.
Bjinhos,
www.prosaamiga.com.br
Tipo... Isso foi o meu ponto de vista; nada impede de alguém (principalmente alguém que se envolva ainda mais com os personagens do que eu) simplesmente amar o livro, do início ao fim hahaha.. tipo, eu acho que se eu o lesse em inglês, também, eu gostaria um pouco mais; a gente nunca sabe o quanto a tradução pode ter influenciado no nosso apetite do livro, né...
ExcluirSimm, esse filme tem bastante tempo para ser aperfeiçoado ao máximo! Vamos assistir!
Beijinhos
Ainda não li o livro, apenas resenhas e sinopses... acho que vou espersr o filme e ler o livro depois. Desta vez vai ser caminhon inverso do que já faço!
ResponderExcluirHahaha, muita gente tá preferindo fazer essa ordem reversa por aqui, pelo visto.. O importante é que vocês vão ver o filme, e que esse filme ainda quase não tem divulgação. Vai ser bacana, geral assistindo, Pri. Beijos
ExcluirOi, td bem?
ResponderExcluirNão tinha ouvido falar desse livro ainda mas adoro quando uma leitura cativa o leitor assim, ainda mais quando fala sobre traumas, que eu acho super importante de ler sobre!
Acabei lendo partes da sinopse ainda mais quando você falou que já esperava algumas coisas por ter lido (inclusive ultimamente não leio mais de livros e nem filmes/séries, vai tudo na sorte mesmo UASHHUASU, tenho medo de esperar algo e me decepcionar)
Adorei a resenha e já anotei aqui na lista!
Beijos
www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
Tudo bemm, Ana!
ExcluirQue bom que gosta dessa temática; eu, como disse, não imaginava haha.. ano passado saí da minha zona de conforto mas foi para ler suspense e acabei gostando, também...
Tô nessa de evitar sinopse também!!, mas só em alguns casos! hahahaha Gosto de surprises
Obrigado ^^ Beijoss
Tomara que o filme seja bom, não conhecia assumo, mas gosto de filmes baseados em livros.
ResponderExcluirBeijos
www.pimentadeacucar.com
Tomara!! Vamos pensar positivo! Que bom que passou a conhecer através da minha resenha. Volte sempre, Juliana! Beijos
ExcluirMinha sogra tinha me falado desse livro mas eu ainda não li, vou pedir emprestado antes que saia o filme haha
ResponderExcluirHahaha Vai na fé. Duas pessoas já te disseram sobre ele... só pode ser conspiração do universo pra tu leres kk
ExcluirNão duvido que seja bom mas não é muito meu gênero esse tipo de livro, já os filmes eu gosto. Vou esperar sair e ter a experiência de ver.. Adorei sua resenha, muito bem escrita. Parabéns!
ResponderExcluirHehe.. não sei se é bem meu tipo de livro (no que se refere à temática dos traumas) mas acho que sim, no que se refere a ser bem escrito ou bem ambientado. Muito obrigado, Etiene! O filme deve ficar mara mesmo. Volte sempre
ExcluirInteressante! Não li o livro, mas espero que a adaptação do filme seja muito boa. Não tenho problemas em assistir ao filme antes de ler o livro, então vou decidir o que fazer primeiro hehehe.
ResponderExcluirÓtima resenha.
https://pedagogiacriativa.com
Decida-se já! você tem alguns meses para se preparar e, acordando cedo como tu fazes, dá super tempo de lê-lo e traçar uma opinião, ainda Haha
ExcluirObrigado!! <3
Não conhecia o livro, mas agora que conheço e sei que vai ter um filme, pretendo ler o livro antes.
ResponderExcluirhttp://www.quinzeprasnove.com/
Ahh leitora compulsiva identificada hahaha ! Legal.. Lembro-me que com os livros do Harry Potter eu também queria lê-los antes que os filmes saíssem!! Alguns eu consegui, outros, não hahaha beijos
ExcluirGostei dessa relação que o livro tem com a arte. Confesso que fui lendo a resenha em partes com medo de ler algum spoiler. Mas agora sobre o filme, se tem Ansel Elgort no filme... já sei que vou querer assistir, as atuações desse menino me encantam. E Nicole Kidman também? Nossa! Que bom que vai ser distribuído pela Warner, porque aí a gente tem grandes chances do filme vir para o Brasil né? Gostei! Tá aí uma coisa que não me incomodo em gastar dinheiro: cinema. Amo! Então, já vou ficar aqui no aguardo, haha!
ResponderExcluirBeijos!
www.likeparadise.com.br
"Confesso que fui lendo a resenha em partes com medo de ler algum spoiler" você é muito eu kkkkk Mas eu super tenho medo até de revelar spoilers; então eu sempre procuro descrever minhas impressões da maneira mais geral possível; pode ficar mais calma nas próximas postagens que tu vieres a ler aqui kk acompanhei esse ator em alguns poucos filmes, confesso, infelizmente, mas fico feliz (e aliviado) em saber que trabalha bem.
ExcluirPoisé, Warner é tudo! Nem eu me incomodo; aliás, segui sua dica do cinema 4D e não me arrependi de um centavo (assistindo Aranha no Aranha-verso). Tu precisa assistir..! (segunda estudantes pagam meia, então aproveitei haha)
Beijos
Com um resumo desses, qualquer pessoa tem vontade de querer ler esse livro, tá maravilhoso! vou ver se consigo ele emprestado por aqui ♥
ResponderExcluirHaha, obrigado, Thamiris! Como eu disse, comprei-o no Kindle.. senão te emprestava de boas. Espero que consigas. Caso não consiga, tenta o estantevirtual.com.br
ExcluirBeijos
Não conhecia o livro, achei super interessante e gostaria de ver o filme tomara que seja bom.
ResponderExcluirBeijinhos
Bom fim de semana
www.glamour2.com
Todos estamos super a fim de ver, Mary! Beijos, bom fim de semana pra você também!
ExcluirEu vou ler o livro com toda certeza. Mas sabe , eu só não me decepcionei com o filme a cabana que foi baseado no livro. Entregou exatamente o que eu esperava. Eu sempre me decepcionei com livros que viraram filmes. Espero que esse seja tão emocionante quanto o livro. Me empolguei para ler 🤗🤗
ResponderExcluirCara... A Cabana eu comecei a assistir e acabei parando de ver... Não me senti muito a fim de continuar vendo mas conheço gente que falou muito bem do filme...
ExcluirTomara que seja mesmo! 🤗
Ahhh, por mais que tenha esse detalhe pelo qual tu não deu 5 estrelas, o livro parece ser muito bom, né? Até porque 4 estrelas não é pouca coisa haha. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre ele, mas deve ser sucesso pra já estar saindo filme e ainda com tanta gente boa (Ansel, Finn e Kidman, amo!), vou esperar curiosa pela produção.
ResponderExcluirUm beijão,
GABS | likegabs.blogspot.com
4 estrelas é pra poucos hahaha.. Por isso mesmo eu vou gostar de ver a opinião da galera, conforme for lendo (tem alguns que querem ler); mas a maioria vai esperar pelo filme, então... Estamos curiosos..!
ExcluirBeijoss