The Outsider - Stephen King | Primeiras Impressões - Rapeize Dinâmica

Rapeize Dinâmica

Um blog para quem ama literatura, artes gráficas e entretenimento digital.

Bombando

25 agosto, 2018

The Outsider - Stephen King | Primeiras Impressões

Após It  A Coisa (2014), o mestre do terror ataca novamente com seu novo livro: The Outsider, lançado em 22 de maio de 2018

.
(Não contém spoilers)




Salve pessoal. Tudo muito bem? Não sou o maior fã de filmes de terror e muito menos conhecia o trabalho de SK de perto; porém recentemente me dei conta de que precisava polir um pouco minha escrita em inglês; e que livro melhor para fazê-lo do que a mais nova obra do considerado MESTRE do terror moderno?! Vem saber o que achei.

Primeiramente, preciso esclarecer que eu ainda estou lendo esse livro  por isso que não é bem uma resenha mas um bloco de primeiras impressões.

O e-book tem 557 páginas, das quais eu já li 97, pouco depois da primeira divisão do livro (ao todo, são doze divisões, cada uma com aproximadamente 20 capítulos). E eu estou animadão com o andamento, acredita?


Para começar, eu não li a sinopse. Não a li, talvez porque eu goste de boas surpresas; estava determinado a ler o mais novo livro do SK, por saber de sua fama, e assim eu fiz, sem pestanejar. Estou lendo a versão em inglês da obra, que pode me deixar mais ciente das intenções originais do autor.


➤ Caso queira ler a sinopse: ▓▣▓

➤ Um breve histórico do autor: ▓▣▓


Primeiras Impressões

O título The Outsider no Brasil ficou apenas Outsider, talvez para seguir a tendência de pôr o nome diretamente em inglês como em "It". Se eu fosse traduzir o título eu daria o nome de "O Forasteiro", provavelmente. A capa do livro não revela muita coisa: uma intrigante silhueta preta de olhos vermelhos dentro de outro shape na forma de um homem... Seria um instinto interior do vilão da estória? Pensei nisso rapidamente, logo ao me deparar com essa capa vermelha; logo abaixo, segue uma capa alternativa e que foi usada na versão em português.

Assim que abro o e-livro, me surpreendo com a quantidade de obras que SK já publicou. Você pode conferir essa "listinha" aqui: ▓▣▓ Dentre elas, o título que mais me despertou o interesse foi a saga The Dark Tower (A Torre Negra), pois parece ter um toque de fantasia medieval e tem 7 volumes. Ainda vou pesquisar a respeito.

Voltando ao texto em questão, uma coisa que logo de cara me deixou intrigado foi a forma como o livro é escrito, no que se refere a seus capítulos: os capítulos iniciais são justapostos à depoimentos de alguns personagens da cidade em questão, Flint City. Você percebe isso numa folheada rápida, de praxe (quem não faz, né?!), antes de começar a ler. Mas "caguei" pra isso e iniciei minha leitura.



(EDIT: eu já terminei de ler. Clique > aqui < para ver o que eu achei com leves spoilers)

Envolvente

Outra capa do mesmo livro.

Um famoso e jovem treinador de beisebol, Terry Maitland, é o grande pivot point dessa primeira parte do livro, tudo gira ao entorno dele ⎼ um crime brutal ocorrido na terça-feira, 10 de julho teria sido cometido por ele ao que tudo indicava e, caso isso se provasse verdadeiro, toda a sua reputação construída há tanto tempo com afinco iria certamente por água abaixo. O assassinato brutal a um menino, Frank Peterson, deixado em uma praça local começa a ser relatado sob o ponto de vista de diversas testemunhas. E o maior, talvez único suspeito do crime é o treinador Terry, que foi visto por diversas pessoas, com marcas de sangue ao lado de uma van branca e bem suja, deixada no local do homicídio, com uma placa de outro estado.


A cada relato, geralmente uns 3 detalhes principais são dados e, por serem muitos, o livro exige nossa atenção a cada página; o ideal é que, inicialmente, você o leia com um bloco de notas para ir anotando/digitando os pontos principais de cada relato e quem os faz. E, em meio a esses relatos, o narrador da estória faz uma mudança no eixo da narrativa bem interessante, logo no começo, que põe em dúvida muito do que você já dava como fato. Não posso dar spoilers mas, a partir dessa então "nova" forma de olhar os fatos, Stephen King mostra que sabe muito bem o que está narrando. Essa é a primeira pulga atrás da orelha, que te faz ter gana de avançar mais algumas páginas.




Personagens


Não posso deixar de destacar que cada personagem que aparece na trama é muito bem construído, singular. Deve ser dada atenção à descrição de cada um, também; por exemplo, o Procurador Bill Samuels é descrito com um cabelo "boi lambeu", e uma curvinha que seu cabelo fazia na parte de trás da cabeça que, por mais que ele tentasse ajeitar, sempre subia. (Na minha mente ele parece bastante com o Celso Zucatteli, que apresentava um programa na TV Record). Mas pelo nome ser "Samuels" eu acabava imaginando o Nick Fury, interpretado por Samuel L. Jackson, um agente da SHIELD, da Marvel (LOL)). Contudo, por que estou falando isso? Porque percebo que o autor quis dar para esse personagem um ar todo "certinho", "sistemático"; e apesar do Detetive Ralph achá-lo um prodígio (por ter 35 anos, sendo assim relativamente novo no posto e já ter colocado 2 dos 6 condenados por homicídio que condenou à fila da pena de morte), reconhece que talvez tenham agido mais rápido que o normal   e ideal   nas ações que a investigação toma.

Terry é um personagem incrivelmente construído, que nos deixa intrigado à todo momento; não posso dar muitos detalhes para não estragar sua leitura.

Cheguei ao último capítulo da primeira grande divisão do livro e confesso que o autor mandou muito bem. Essa primeira parte introdutória, devo dizer, não é o auge de momentos de suspense dentro dessa trama; creio que o que está por vir no livro é ainda mais surpreendente; muitos detalhes das investigações sobre o crime contra o garoto Frank Peterson ainda precisam de resolução; um novo personagem foi introduzido pelo advogado de Terry, que também promete muito por sua personalidade e capacidade. Sem contar que afirmar quem é o assassino ainda é muito difícil mas... Deixo aqui um detalhe que percebi que pode trazer luz à muita coisa, posteriormente. Vou tentar não revelar muito da estória do livro em minha teoria, então pode ler os parágrafos abaixo sem medo.

TEORIA A SEGUIR:

Um procurador oficial da polícia, de nome Jack Hoskins está de férias e, portanto, Bill Samuels assume no seu lugar.

Bill fará todo o possível para, o quanto antes, prenderem Terry, mesmo sem que se faça todos os procedimentos cabíveis para não se ter erro quanto à culpa dele. Não é estranho esse procedimento apressado e acusado pelo Detetive Ralph Anderson o tempo todo?! Será que o assassino é, de fato, Jack Hoskins, que teria obrigado ou mandado Samuels prender a um inocente? Estaria Terry aliado a Hoskins?

Uma outra pista menos importante e que podemos acabar esquecendo é que o carro de polícia que aparece primeiramente na estória está com cheiro de panqueca (ou enchilada); talvez mais tarde isso seja esclarecido, mas: se aparecer um personagem comendo enchiladas, já vou desconfiar.

Estou colocando esses posicionamentos aqui porque, se eu acertar depois, tenho como provar que desconfiei, mas não são nada garantidos. O que é garantido é que você pode gostar muito de se aventurar nessa leitura, como eu estou gostando.

49 comentários:

  1. Olá, sabe não gosto de livros de terror.
    Gostei do seu post, e com certeza quem gosta desse estilo de livros vai adorar.
    Beijos

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  2. O livro é de suspense (um pouco mais leve que terror), dá pra levar legal. Sem contar que esse início tá bem investigativo e bem "aberto", assim... digo: acho que qualquer pessoa que ler vai acabar gostando.
    Que bom que gostou, Mary. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Amo Stephen King. Amo mais sua narrativa do que o gênero...não tenho mais coração pra terror...
    O suspense depende e MUITO, ainda assim raramente gosto.

    Mas ainda acho o Stephen um escritor fantástico. Meu livro favorito é A incendiária.
    :*
    In.Material
    @in_material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A fama do Stephen realmente é muito boa e eu tô confirmando isso na prática. Honestamente, nesse início de livro não tem nada de "terror"; um assassinato brutal a uma criança é feito, nada impede que ocorram outros homicídios. Porém acho que essa estória dá mais prazer do que o receio que a gente tem vendo um filme de terror ou suspense.
      Um beijo

      Excluir
  4. eu nunca li nada do Stephen, parece muito bom!!
    bj www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hora a gente que ama livros acaba lendo! hahaha.. no livro ele ainda cita o Harlam Coben, que é muito aclamado autor do gênero também.
      Beijo

      Excluir
  5. Nunca li nada do King. Sei que ele escreve muito bem, mas o gênero ainda não estou preparada para embarcar kkk.. quem sabe no futuro..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma hora a gente acaba embarcando, que nem eu fiz e sem me arrepender, até agora hahaha Valeu

      Excluir
  6. Já quero ler ambos há imenso tempo mas, infelizmente, ainda não tive oportunidade :/
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderExcluir
  7. Confesso que nunca li nada do Stephen King, mas todos falam super bem. Te entendo nessa questão de não ler nada sobre o livro antes de começar a ler, muitas vezes faço isso. Gostei muito de saber suas primeiras impressões sobre essa obra e já fiquei curiosa para ler também :)

    http://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sou + o único! hahaha Realmente, é pq tipo.. se eu lesse a sinopse eu talvez não concordasse com a capa ou sei lá o que... Quis deixar o livro falar mais alto que a descrição dele. Estou escrevendo um e sei que é difícil fazer uma boa sinopse sem revelar muita coisa saca?! kk
      Leia o Outsider simmm! Vale a pena. Beijoss \o

      Excluir
  8. Oi Lincoln! Tudo bom?
    Eu nunca li nada do autor, talvez essa seja a oportunidade de conhecê-lo através de um livro recém lançado! Fico feliz que esteja curtindo a leitura.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Volte sempre!

    # miiistoquente #

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iiiso, isso, isso. Vamos todos conhecer o SK de uma vez! hehehuehe
      Poisé... é uma leitura totalmente "q se ferre o mundo" pq... tô com tanta coisa para ler e escrever na faculdade esse semestre que tu ñ tens noção kkkk tô lendo no ônibus kkk
      Valeu, Thamiris. Dei o follow lá. Eu que agradeço a visita ~.^

      Excluir
  9. Respostas
    1. Ohh, so sad, Luiza 😕😕
      Bem, espera eu terminar de ler que eu ponho aqui meu veredito, para que você não embarque sem muita segurança hahaha. Um beijo

      Excluir
  10. Quero muito ler algum livro do Stephen King, mas um entra para a minha listinha infinita de livros para comprar kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita, acabei de ver aqui — até a versão para Kindle dele é "salgada": 40 Dilmas ⚔⚔💔

      Excluir
  11. Parece ser muito legal, eu não conhecia esse autor não.. maravilhosa sua resenha!


    Beijo
    ;)
    Blog| Instagram| Canal no Youtube|


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Gessica 😄King é um must. Uma hora na vida a gente acaba passando por ele. Uma série dele bem conhecida é Under the Dome "Sob a redoma", mas parece uma série bem chatinha haha

      Beijão

      Excluir
  12. Não conhecia esse livro/história do Stephen King.
    Apesar de não gostar de terror e não conhecer muito sobre o autor de tantos clássicos adoro Christine, já viu o filme?
    É muito legal!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Val!
      É aquilo... Por enquanto, nem suspense o livro tem, mas ainda é cedo para julgar seu gênero. Depois digo aqui o que achei (beeem depois pq tô muito sem tempo de ler kkk)
      Não assisti Christine mas é bem curioso o que pesquisei aqui... Sem contar que me lembra (obviamente) o Motoqueiro Fantasma, com seu carro endemoninhado hahaha

      Beijo

      Excluir
  13. Esse livro deve ser muuuito bom! Sou fã do gênero.
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  14. Eu curto bastante o gênero, mas nunca li esse livro. Já quero ler! Gostei bastante das primeiras impressões!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que gostou, Pathy! Fica com esse livro em mente, sim! Beijo!

      Excluir
  15. Eu gosto de alternar as minhas leituras leves com um pouco de suspense e terror,e já coloquei este na minha lista.
    Ótima resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehe, é bom variar, não é mesmo?! De tanto ouvir o pessoal falar bem do King, resolvi finalmente ler.
      Muito obrigado, beijos!

      Excluir
  16. Oi, td bem?
    AMO os livros do Stephen King e ainda não li esse, mas adoro a forma como ele escreve, como ficamos intrigados e querendo ler cada vez mais! As vezes o fato dele querer explicar tudo na última página me irrita um pouco porque tudo fica corrido, mas adoro os livros com essa imensa criatividade hahahaa
    Adorei a resenha!!!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, sabe, como o cara já escreveu uma penca de livros, penso que cada um deles é bem único; por exemplo, esse Outsider não tô achando corrido, mas você já leu alguns que deram essa impressão huahuah de qualquer forma, não li nada dele antes, nem posso falar muito. Mas a vontade de ler mais e mais, eu me identifico!
      Fico feliz que gostou, Ana! ^^ Beijos \o

      Excluir
  17. Esse livro está na minha wishlist!!! Quero muito lê-lo :)
    Beijos,
    https://blogluanices.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh que ótimo!! São muitas páginas, então vê direitinho.
      Um beijinho

      Excluir
  18. É a minha leitura do momento. Só li 150 páginas, mas por enquanto estou gostando muito
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe Vamos comparar as resenhas depois. Tomara que minha teoria esteja correta, também. Beijos!

      Excluir
  19. Muito bom o livro né?!
    Obrigado ^^ E valeu pela visita, menina chique. Beiju

    ResponderExcluir
  20. Gostei da capa desse livro, mas não sou fã de livros de terror, hehe
    Quem sabe um dia eu pegue, de curiosidade para ler, porque gostei das suas primeiras impressões.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  21. Que coragem ler um livro sem ler a sinopse, mas qdo o autor é bom, realmente nem é preciso, rs. O único livro dele que li foi Jogo Perigoso e adorei [netflix fez o filme, mt bom tbm]. Quero ler outros dele.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A sinopse influencia muito no que você espera do livro... sei lá rss
      Acabei de ver a sinopse do Jogo Perigoso. Parece bem curioso também!
      Leia outros sim

      Kisses

      Excluir
  22. Conta pra gente sim o que achou quando terminar!!
    Adoro saber a opinião das pessoas :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Val! Devo terminar de ler em menos de um mês (espero) rs
      it's kind of you

      Excluir
  23. Eu até gosto de livro de suspense gostei que esse é envolvente.
    Aii saudades de ler, tenho que voltar a minhas rotinas e ter tempo para os meus livros.
    https://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses livros dão água na boca, não é?! hahaha
      Mata essas saudades, mulher! Volte a ler livros
      😉😆

      Excluir
  24. Hey Lincoln! Tudo bom?
    Valeu pelo follow lá no blog.
    Obrigada pelo comentário lá no blog.
    Tenha um excelente final de semana!

    ~ miiistoquente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ohh, so kind of you, Thamiris.
      Prazer todo meu.
      Ótimo findi pra ti também, querida

      Excluir
  25. Oie,
    Adoro ler sobre primeiras impressões.
    Eu sou louca para ler os livros do Stephen King, tenho uma lista enorme de seus livros que quero ler, mas sempre acabo deixando para depois. Como seus livros são sempre muito grandes não queria ler em ebook e sim o livro físico.
    Gostei muito da segunda capa.
    Traz resenha quando terminar o livro.
    Beeeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazy! Poxa, escolhe um que te interessar daquela listinha que eu pus (ou da sua) e começa, sim ♥ Se tu demorar muito, vai me obrigar a escrever sobre procrastinação u.u kkk
      Também gostei mais da segunda capa. Em um mês mais ou menos eu termino e conto, sim! Beeijo!!★

      Excluir
  26. Respostas
    1. Obrigado, Carol!.. Já estou bemmm mais à frente e em menos de um mês devo ter terminado de ler. Aí trago mais informações! Beijoss

      Excluir

Fique à vontade para comentar, se desejar!