Watchmen - a melhor série VS. O relógio do juízo final - o melhor quadrinho - Rapeize Dinâmica

Rapeize Dinâmica

Um blog para quem ama literatura, artes gráficas e entretenimento digital.

Bombando

28 dezembro, 2020

Watchmen - a melhor série VS. O relógio do juízo final - o melhor quadrinho

Nesse post vim compartilhar com vocês a série que eu achei se não a melhor, a segunda melhor de 2019, bem como o quadrinho de 12 volumes dos mesmos heróis DC, que se desenrolou por dois anos até acabar magistralmente no ano passado. Sem spoilers.

Se você ainda não conhece Watchmen, vai encontrar aqui um guia simples de como penetrar neste universo tão rico, um dos melhores quadrinhos da DC Comics.


1#Watchmen (2019) - série da HBO com 9 episódios de aprox. 60 min. cada.

Antes de assistir essa série eu havia assistido o filme Watchmen, que é baseado no clássico compilado de quadrinhos homônimo, uma espécie de one-shot da DC (1986-1987), que foi expandido em outras histórias depois. Muitas pessoas consideram esse quadrinho o grande clássico dos quadrinhos de todos os tempos, devido à sua história e filosofia serem tão intrigantes e os heróis e anti-heróis da trama serem bastante envolventes e complexos, dentro de um universo onde os EUA venceram a Guerra do Vietnã e está apinhada de vigilantes — tudo isso num contexto de humanidade perto do fim, à beira de uma Terceira Grande Guerra.

Watchmen (2019) - Série da HBO. Clique para ampliar

Nesse universo, obviamente se destaca a figura do Dr. Manhattan, um personagem azul bastante focado na lógica, que tem o poder de ver o futuro e o passado e estar plenamente presente (mindfulness hahaha) em ambos ao mesmo tempo — isto é, o seu próprio futuro, não o dos outros. Ele figura como uma espécie de entidade, um deus que pode manipular a matéria em grande escala, se teletransportar, teletransportar os outros, resumindo: transformar água em vinho se ele quiser.. mas... aí que está o problema — ele querer. A humanidade parece repetir seu ciclo de idiotices sem-fim, o que o faz querer meio que "lavar as mãos", em alguns momentos, saca?!

Nesse contexto, um grande gênio da época, também tenta usar a tecnologia para salvar a humanidade: Adrian Veidt, o velho Ozymandias. Isso tudo eu tô falando do quadrinho clássico, agora, NA SÉRIE foi interessante que eles deram continuidade a tudo isso de uma forma magistral. O arco do Ozymandias, por exemplo, é sensacional e muito inovador; o Ozy certamente é um personagem muito maneiro.

A série se inicia com o Dr. Manhattan em Marte e na terra há uma estranha chuva de lulas... que faz referência, claro, a um episódio que ocorre no quadrinho, onde uma Lula gigante ataca Nova Iorque. Não vou dar mais detalhes para evitar spoilers; nessa série, entretanto, os acontecimentos principais se passam na cidade americana de Tulsa, em que a polícia da cidade trabalha mascarada para evitar a perseguição do grupo supremacista Seventh Calvary, um grupo que faz alusão ao adorado personagem espião Rorschach, que tem uma pegada meio "Batman".

O que eu achei:

Como vocês viram no título, para mim foi a melhor série de 2019 junto da série O Mandaloriano, da Disney +. O Mandaloriano foi uma MEGA produção, em que a gente se sente assistindo 8 filmes e não oito episódios, é algo assim... inexplicavelmente bom. Mas o que Mandaloriano teve em produção, Watchmen teve aí uns 85% disso (a produção de Watchmen é muuito boa também, computação gráfica e tudo mais) e compensou com uma história muito fechadinha, sem aquelas pontas soltas e com uma trilha sonora e fotografia de arrasar mesmo! Nos primeiros episódios de Watchmen eu penso que eles podiam ter caprichado melhor nas cenas de luta, tirando isso, nota dez!

2#Relógio do Juízo Final (2017-2019 - Doomsday Clock) - uma saga de quadrinhos da DC em 12 volumes, do universo de Watchmen
Capa edição #7, DC Comics



Capa edição #8, DC Comics
Para entender a série de Watchmen é bom que você leia o quadrinho ou assista ao filme (como eu fiz). Isso vai te possibilitar entender a série de quadrinhos O Relógio do Juízo Final, uma série que finalmente foi concluída no ano passado. Eu não a li, mas vi uma análise à fundo da mesma no Youtube que vou deixar linkada aqui e, cara... Esse quadrinho é espetacular também.

Não vou me prolongar pro post não ficar imenso mas, o relógio não é só o nome da HQ, mas também de um relógio real que existe, criado na Universidade de Chicago em 1947 (dois anos depois da segunda Guerra Mundial ter destruído Hiroshima e Nagasaki com armas nucleares) como um simbolismo representando o quanto a humanidade está próxima do fim.

Neste quadrinho, a gente vê esses personagens clássicos em ação, interagindo com personagens clássicos do multiverso da DC, como o Batman, por exemplo. O quadrinho tem um roteiro muito bem amarrado e, no final, apenas o que sobra é... Você precisa descobrir!

VÍDEO com a história completa, que eu assisti: https://www.youtube.com/watch?v=i1IjIenghYU


O que eu achei:

Aparentemente, tudo que leva a marca Watchmen é muito bom, muito bem feito, produzido... Eles mostram à todo momento que sabem muito bem o "peso" e o renome de personagens com um poder cósmico fora de série como (principalmente) o Dr. Manhattan, o Adão Negro, a tropa dos Lanterna Verde e, claro, os clássicos Superman e Batman, bem como seus vilões Lex, Coringa e etc. Eles sabem que juntar uma galera ultra-poderosa desse jeito é arriscado, pois qualquer exagero e os leitores vão, além de reclamar, encontrar uma brecha para contradizer outros números da editora, então tudo precisa ser o mais perfeito possível. E eu, como apreciador das obras de arte, pude perceber esse cuidado, sabe?! Em manter a série interessante do começo ao fim — e isso porque eu nem li..! ainda. Mas esse rapaz do vídeo explica muito bem e me deixou satisfeito. 

(Se você gostou desse assunto, talvez goste de conhecer também > Os Vingadores de 1.000.000 Antes de Cristo < )

Penso que é uma HQ que merece ser lida por todos, adaptada, virar série, filme etc., porque o seu grande ponto forte é a "moral da história". Se não tem tempo de ler, recomendo que "perca" uma horinha assistindo esse vídeo. Até mais!

29 comentários:

  1. Já ouvi falar super bem da série, mas ainda não tive oportunidade de assistir, assim como também não tive a oportunidade de ler a HQ. Ambos parecem super interessantes! Vou guardar sua indicação para quando estiver mais sossegada, porque ando numa correria terrível ultimamente.

    Abraço,
    Isa Gomes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respira, medita e tira um tempinho pra ti tbm haha
      abração

      Excluir
  2. I've never been into comics but know a lot of people love them and find them interesting.

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
  3. Hey Lincoln, tudo bem?
    Meu amigo SEMPRE fala de watchmen como um dos melhores quadrinhos que ele já leu, ever rsrsrs
    Eu confesso que não sabia que tinha série da HBO mas já ouvi falar do filme, apesar de não ter assistido ainda... Valeu pela dica hehehehehehe
    Eu gostaria muito de assistir pra entender todo o alvoroço, mas pela sua review deu pra ver que é interessante e inteligente... Adoro! :D
    esse azulzinho aí, viu!

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa assistir o filme, Pam!! Tá na cara que vai gostar hahaha
      E depois de assistir, acho que se você assistir a resenha do Doomsday Clock vai se amarrar demais também!
      O azulzinho é demais kk Virou vários memes, já kkkk beijocas

      Excluir
    2. olocooooo
      ACHO QUE AGORA em casa, vou poder colocar o filme de fundinho pra assistir, nao posso perder a oportunidade!
      Mas sim, de fato É INTERESSANTE que a autora tenha exposto esse ponto, né?

      Beijocas da Pâm
      Blog Interrupted Dreamer

      Excluir
    3. UHUUUU assiste sim!
      depois te pergunto o que achou
      Sim! Os autores abordam temas como tecnologia, moral, extinção e racismo e apocalipse

      Excluir
    4. eu achei meu comentário e vim responder em cima dele, não resisti, DESCULPA

      não vi ainda ><, mas acho válido perguntar: como que estão as leituras hqrísticas? hehehehe

      Beijos!
      Pâm
      Blog Interrupted Dreamer

      Excluir
    5. Hahahaha, só tu mesmo ^^
      Elas por enquanto estão mais para mangaísticas xD Tô lokoooo pra terminar uns mangás ae

      Excluir
  4. Ainda não tinha ouvido falar dessa série, vou assistir assim que eu tiver a oportunidade
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Po, bacana! Assiste sim.. Precisa ver o filme antes, só.. E aconselho a playlist de Watchmen (dessa série) do canal Gustavo Cunha, no Youtube, pra tu ver a análise de cada ep. assim que acabar de ver
      Beijão !

      Excluir
  5. Oie,
    Não conhecia a série e nem os quadrinhos, aliás, nem o personagem rs Mas pela sua resenha deu vontade de assistir a série, nem lembro a última vez que li uma HQ, tem tanto tempo.

    Sobre seu conto:
    Lincoln, eu nem sei o que falar sobre o seu conto. Gostei muito e acabou rápido demais. hahaha
    Gostei bastante da visualização de cenário que você proporcionou, e no início o personagem parecia ter mais do que apenas 6 anos. Não esperava por aquele fim, e fiquei um pouquinho triste pela criança, confesso. Mas entender o que acontece com ele depois, alma, leoa, esquentou mais o coração.
    Muito obrigada por me permitir ler, e parabéns! Que você escreva mais e mais contos como esse.
    Um beijo!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, que bom que tanto você qto a galera estão com vontade de assistir a série! Só não esqueçam de ver o filme antes. Atualmente tem uns quadrinhos ótimos por aí. Um exemplo disso e até bom pra você (re)começar, é o quadrinho Nimona, com 95% de likes no Google.
      Ahh então a leitura fluiu, que bom! hahaha Gente, receber um elogio pelo cenário já ganhei meu dia; eu me amarro quando leio uma cena bem escrita, obrigado!
      Pra minimizar o impacto dos leitores, eu já avisei logo que o conto era trágico no início, e sugeri uma música meio terror pra acompanhar haha
      Obrigado, imagina. Beijo grande

      Excluir
  6. Oii, Lincoln
    Não sou muito chegada ao gênero, porém muito obrgada pela dica!!
    Talvez eu até possa arriscar começando por essa série que é realmente aclamada! Hahaha
    Beijoo

    Primavera Agridoce ♥️♥️♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha ela aborda questões como tecnologia, moral, extinção e racismo, tá muito em alta mesmo. Às vezes é bom dar uma variada no gênero, mas dá uma chance, após ver o filme ;) Beeijos!

      Excluir
  7. Gostei demais das suas recomendações meu amigo!
    Que saudades que eu estava de visitar seu blog e comentar.
    Eu gostei demais do filme/série Watchmen, tanto sobre a história dos personagens quererem revolucionar a modernidade com a tecnologia quanto da versão disponível em filme e também em série. hehe
    Será que tem na Netflix ou somente na HBO? De qualquer forma eu vou procurar para assistir.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaahh que legal que tu gostou! Tava sentindo sua falta tambémm
      Procura pra assistir, sim! Beijos!

      Excluir
  8. Oi Lincoln, tudo bem?
    Acho que nunca li uma HQ por completo, o gênero nunca me chamou muito a atenção, mas acho que já ouvi falar dessa. Já a série eu também não conhecia, mas é mais provável que eu venha a assistir do que ler dessa vez! (geralmente dou mais de leitura)

    Até mais;
    Mente Hipercriativa & Universo Invisível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quando era mais novo queria muito ler HQs inteiras, mas era difícil.. hoje em dia com a internet deixando vários títulos disponíveis inteiros, fica mais fácil. Um exemplo disso é o Velho Gavião Arqueiro, que é uma historinha bem gostosa de ler, em tempos de apocalipse ksks
      Assiste sim.. O filme é só uma base pras possibilidades depois. Recomendo que assista o filme e veja a série. Até! Beijos

      Excluir
  9. Bacana, mas confesso que esse tipo de história não faz tanto meu estilo. Eu até gosto de HQ's, mas coisas muito ligadas ao mundo dos super heróis não me agrada muito.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa.. eu estou enchendo o saco de Deus e o mundo pra assistir essa série kk Tem uma crítica do racismo fora de série.. fora outros temas. A história do quadrinho é mto boa também
      Talvez você que gosta de animações da Pixar goste mais desse meu outro post recente. Beeijos!

      Excluir
  10. Oi.
    Eu não conhecia essa série, gostei da indicação e saber que podemos assistir antes um filme para entender melhor é muito bom.
    Anotando essa dica. Obrigada.
    Abraços.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Uma dúvida aleatória, você também gosta de animes e mangás?
    Beijos ♡ Blog | Instagram | Youtube

    ResponderExcluir
  12. Vou procurar essa série Watchmen pra assistir, confesso que não conhecia. Vi algumas pessoas falando sobre ela quando foi lançada, em 2019, mas não cheguei a ver porque ainda não tinha HBO aqui em casa. Agora posso dar uma chance pra essa série, haha! Sobre os HQs, uma vez tinha achado um site que tinham toooodos os HQs, se não estiver nos meus favoritos, perdi. Mas preciso achar pra tentar ler alguns deles, queria ler toooodos do Homem Aranha *-* haha! Será que consigo???
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nossa que artigo fantástico, por isso que estou quase todos os dias visitando e lendo seus artigos. Sempre tem conteúdos interessantes e de qualidade.

    Beijos !!

    Meu Blog: Loteria Hoje

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar, se desejar!