MELHOR QUE DIVERTIDAMENTE? Soul - A nova animação da Pixar é uma das melhores - Rapeize Dinâmica

Rapeize Dinâmica

Um blog para quem ama literatura, artes gráficas e entretenimento digital.

Bombando

26 dezembro, 2020

MELHOR QUE DIVERTIDAMENTE? Soul - A nova animação da Pixar é uma das melhores

A nova animação da Pixar, Soul, é uma aventura divertida sobre as almas, os corpos, a mente de maneira geral mas principalmente sobre o significado da vida. Uma proposta parecida com a do filme O segredo: ouse sonhar (2020), ainda que naturalmente o filme seja bem diferente. Soul mostra o universo antes e depois da cegonha, em uma linguagem que atinge todas as idades com louvor.

 

Sinopse:


Joe Gardner é um professor de música do ensino médio que sonhava em ser um músico de jazz, e finalmente teve a chance depois de impressionar outros músicos durante um ensaio aberto no Half Note Club. No entanto, se vê indo em direção ao mundo das almas, um centro no qual as almas se desenvolvem e ganham paixões antes de serem transportadas para um recém-nascido. Joe deve trabalhar com almas em treinamento, como 22, uma alma com uma visão obscura da vida depois de ficar presa por anos no limbo, a fim de retornar à Terra.

 

Soul Disney Pixar composition
Lançado mundialmente em 25 de novembro de 2020. Composição feita no GIMP

 

Joe Gardner é um professor com talentos escondidos que, finalmente, consegue uma oportunidade de usá-los, tocando piano em um Hall regado à muito jazz. Mas é justamente nesse meio tempo em que ele é levado a conhecer o mundo das almas, onde ficam antes de nascer, e aí o filme se desenrolará nisso: se ele conseguirá sair desse limbo ou não.

 

Ao assistir os primeiros 30 minutos do filme, sem ter tido qualquer informação prévia a respeito (nem o trailer eu vi), já percebi duas influências CLARAS e ÓTIMAS, por sinal: a animação Divertida Mente (Disney PIXAR, 2015) e o célebre filme de temática musical/jazz Whiplash (Sony Pictures Classics, 2014), onde o estudante baterista Andrew encara o desafio de tocar no melhor conservatório de música dos > Estados Unidos <, tendo como maestro o cara mais sistemático que ele poderia encontrar na vida. Resumindo: Tanto Divertida Mente como Whiplash são dois "must watch" ("sua obrigação é assistir"), filmes bastante únicos naquilo em que abordam; então não tinha como errar. 

(sugerido: Watchman, a melhor série VS. O relógio do Juízo Final, o melhor quadrinho)


Sendo um filme praticamente na mesma linha de seu "antecessor" Divertida Mente, que também é uma obra-prima do gênero mais psicológico ou "psico-divertido", por assim chamar, Soul passa a ser também um must watch, devido a todo o empenho dos estúdios envolvidos (os mesmo de Up Altas Aventuras, Divertida Mente e Viva - A vida é uma festa).

 

Enredo e referências (sem spoilers)

 

O enredo do filme é muito bom e, inicialmente, bastante focado na música. Ainda que o professor Joe Gardner seja o centro das atenções na fase inicial do filme, logo surgem outros personagens como a saxofonista Dorothea Williams, as inteligências do chamado Grande Antes (Great Before) e, claro, 22, uma alma difícil de se lidar. Mas tem outros! E todos são muito bem construídos e complexos, ainda que o filme os apresente com bastante carisma e simplicidade, palpáveis também pelo público infantil.

Ah, e esse é um daqueles filmes que as crianças vão assistir e reassistir uma centena de vezes por semana; não só eles - adolescentes que estejam na fase dos testes vocacionais também. Já os adultos intelectuais, intelectualoides e até os debiloides vão assistir pelo menos uma vez e convencer a todos os seus colegas a fazê-lo também. Não veem o que estou fazendo? Podem fazer até um combo, assiste Divertida Mente e, depois, Soul. Não tem como errar. Preparem os lenços e a pipoca.

 

Esse filme faz ainda várias referências e piadas. Vou falar algumas, mas não tem como você entender se não assistir então não são spoilers. Eu adorei a referência ao day trade, a referência à meditação e aos estados de êxtase, referência a um filme recente muito famoso também. Enfim, não saberão se não assistirem. Assistam, reflitam e se divirtam.

Veja Whiplash, em busca da perfeição (2014) também!

 

Um comentário:

  1. Eita já me empolguei para assistir!!!! Tenho Disney Plus aqui e fico só no enrolation!!! Vou assisitir e te dou um retorno sobre a minha experiência :)

    Uma quarta abençoada pra ti, vaso de honra!




    Gisley Scott
    www.vivendolaforanoseua.blogspot.com

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar, se desejar!