O Velho Gavião Arqueiro (história em quadrinhos) e sua relação com o UCM e Vingadores: Ultimato - Rapeize Dinâmica

Rapeize Dinâmica

Um blog para quem ama literatura, artes gráficas e entretenimento digital.

Bombando

09 janeiro, 2019

O Velho Gavião Arqueiro (história em quadrinhos) e sua relação com o UCM e Vingadores: Ultimato

Acabei de ler o recente quadrinho Old Man Hawkeye ou O Velho Gavião Arqueiro, da Marvel, ainda não publicado no Brasil, que tem doze fascículos. Que impacto podemos prever daí no Universo Cinematográfico da Marvel e no desfecho dessa saga de dez anos dos Vingadores? Leia abaixo essa resenha sem grandes spoilers (o máximo quanto possível).

Capa da segunda edição de O Velho Gavião Arqueiro. A HQ possui um total de doze edições, todas já publicadas mensalmente, de janeiro de 2018 a novembro de 2018.

Como fui parar nesta História em Quadrinhos?


Resumidamente: poucos meses antes do lançamento de Vingadores: Guerra Infinita (abril de 2018), foi lançada essa HQ do Velho Gavião Arqueiro, em janeiro de 2018. Uma das grandes perguntas que ficaram no ar sobre o arco Vingadores nos últimos tempos era: Aonde está o Gavião Arqueiro? Pelo fato de ele não ter aparecido em nenhum trailer ou poster após Vingadores: Era de Ultron, o fato de ele estar ausente em Guerra Infinita chamou a atenção dos fãs, que nem eu. Então achei que lendo essa HQ, mesmo não tendo necessariamente TUDO a ver com o Gavião dos cinemas, eu poderia "pescar" alguma informação sobre o paradeiro dele; algum easter egg, pista ou indicações sejam quais fossem. Afinal, é um quadrinho Marvel, essa possibilidade era real.

Não é à toa que na época fizeram essa zoeira com o poster de Guerra Infinita, apenas com o ator Jeremy Renner


Sinopse da HQ Old Man Hawkeye (OMH)


"Clint Barton está ficando cego. Com as habilidades de tiro preciso que lhe tornaram o herói Gavião Arqueiro rapidamente se expirando, Clint se dá conta de que há ainda uma missão que terá de ir atrás, antes que tudo esteja perdido.../ Antes de partir em sua nova jornada, Clint mata a maior parte da gangue Madrox, quando eles o atacaram durante um serviço protecionista que estava fazendo a Jebedias Hammer. Sem que o arqueiro enfermo soubesse, um Madrox que ele falhou em matar se ligou ao simbionte Venom - ambos os quais, buscam vingança. E os atos de Clint não passaram desapercebidos por um certo Marechal na região..." (Sinopse da HQ #2 de 12).

Deixa eu explanar melhor essa sinopse e dar um resumo geral da trama; logo no início da HQ, Clint constata que seu glaucoma está se expandindo na sua vista e que ele ficará cego; antes que fique, ele busca vingança. Você me pergunta, "contra quem?". Essa pergunta se responde ao longo da série de forma muito bem escrita, já vamos chegar lá.

O cenário da HQ é 45 anos após os grandes vilões da terra terem, em conjunto, exterminado a maior parte dos heróis da terra (boa parte deles sob o mando do Caveira Vermelha). Os eventos de O Velho Gavião Arqueiro se dão 5 anos antes dos de O Velho Logan; afinal, é um spin off do Velho Logan, HQ que possui mais de 40 fascículos e serviu de inspiração para o filme Logan.

Aclamação por leitores experientes


Para vocês terem ideia de como o roteiro, desenho e arte final do gibi são muito bem trabalhados, aqui vai um relato de apenas dois dos leitores: "Esse é um baita quadrinho, com uma estória que é tão interessante que te prende. Já leio quadrinhos há muito tempo e adorei a reviravolta única e criativa que vocês deram nessa trama. (...)"; "Carassss, vocês sabem como entregar uma estória boa pra caramba. O Velho Gavião Arqueiro é, assim como O Velho Logan, uma obra-prima." (ambos retirados da sessão de comentários do nono fascículo de Old Man Hawkeye, tradução livre). Se os fãs da Marvel há anos estão elogiando, comigo não foi diferente. Concordo com cada letra de elogio à HQ. Agora, vamos às teorias e você terá uma noção melhor de alguns acontecimentos dessa HQ.

Teorias relativas ao UCM - Universo Cinematográfico da Marvel

#1 - O aparecimento de Madrox, o Homem Múltiplo

Capa da HQ lançada em dez. de 2018
Recentemente, pouco tempo após o lançamento de OMH (na qual Madrox é o primeiro vilão a ser enfrentado pelo Gavião), não deve ter sido coincidência lançarem a HQ Multiple Man, na qual Madrox "meio que está vivo", mas não está, mas pode não permanecer assim. Enfim, só lendo para você entender. Nessa HQ, os X-Men estão enfurecidos com ele, bem como um outro grupo (que eu não sei qual é, ainda). O fato é que desenterrar esse personagem das cinzas pode não ser um fato aleatório. Estamos para iniciar a nova fase da Marvel nos cinemas com Homem-Aranha, Longe de Casa em 4 de julho de 2019, agora. Alguns filmes ainda não foram divulgados, mas pode ser que Madrox apareça, quer em filme solo (o que eu duvido, um pouco), quer como vilão.

#2 - O fracasso paterno de Clint Barton com sua filha e alguns desdobramentos

Na HQ, após muitos anos, o Gavião Arqueiro Clint Barton não tem uma relação boa com sua ex-mulher; eles se suportam. Isso é bem paradoxal ao que ocorre com o Clint do UCM, que é todo família e tal (selando um acordo com o governo dos EUA para cuidar de sua família e, depois, sumindo do mapa, que é a situação atual). Acontece que, num mundo onde os super vilões estão tentando te erradicar dos States, fica difícil dar bobeira, realmente. Na HQ, ele visita sua filha, já adolescente, uma vez por ano — a qual, quando o vê antes de ele partir para sua missão de vingança, solta meio que um "Ah, tá bom", para ele. 

O Clint dessa HQ já largou o fardo de ser um super-herói; ele agora é alguma outra coisa, bem mais próxima do Justiceiro, eu diria, do que de um super-herói que "salva o dia". Nos cinemas, no recente trailer de Vingadores: Ultimato, vemos um samurai de costas, com uma espada/katana na mão, o que pode indicar a fase do Gavião como Ronin, pouco antes de ele se tornar o Velho Gavião Arqueiro, se é que ambos estão no mesmo universo (eu acho que não, pois na HQ, Clint não usa outra arma além de seu arco e flechas). 

Já foi revelado que Clint estava em missão em outro lugar, provavelmente no oriente. No trailer, aparentemente, a Viúva Negra está próxima a ele, o que indica que ela deve ter ido em busca dele (será que vai rolar um romance entre os dois, agora que a esposa de Clint pode estar morta?!). Pela cara de Clint, no trailer, ele não está muito amigável ou com vontade de voltar. Isso nos leva a crer que a família dele, nesse universo, foi apagada da existência, ao menos em parte, com o estalo de Thanos. Me leva a crer que a única parte de sua família que sobrou, foi caçada por algum vilão oriental e ele está atrás de vingança, como no quadrinho aqui mencionado. Quem sabe tudo isso possa ser aproveitado para, na fase 5 ou 6 da Marvel, lançarem o arco dos Velhos Super-Heróis? 

O "Bruce Lee" da Marvel, ou Shang Chi, já foi confirmado para estrear nos cinemas, portanto ele pode acabar conhecendo e ajudando o Gavião, no oriente; além disso, já foi confirmado outro arco de Velho super-herói da Marvel nos quadrinhos: o do Senhor das Estrelas ou Peter Quill, de Guardiões da Galáxia (informação em primeira-mão 🌟), que será lançado ainda esse ano. Galera, aproveitem enquanto seus super-heróis preferidos estão vivos, pois se o Thanos vencer e os super-vilões começarem a dominar a terra, o cenário caótico do mundo do Velho Oeste pode assolar as telinhas daqui alguns anos!

#3 - A introdução dos Thunderbolts no UCM

Atlas, Pedra Lunar, Besouro Mach-IV, Songbird e sua turma; os Thunderbolts
Na HQ do Velho Gavião, vemos, no meio da trama, os Thunderbolts, no passado, enquanto ainda havia super-heróis, junto a uma turma dos Vingadores liderada por Clint Barton. Não vou dar spoilers do que acontece nessa HQ, mas, em outras, os Thunderbolts também se tornam vilões. Há muita especulação sobre o que pode aparecer de vilões dos Vingadores, daqui pra frente, no UCM, e eu apostaria firmemente em uma aparição bem consistente dos Thunderbolts, quem sabe até mesmo na cena pós-créditos de Ultimato. Na HQ, Clint, bem no início, enfrenta alguns dos Thunderbolts, também. Seria sua vingança contra eles?! Só lendo para saber, he he.

#4 - Quatro vilões em especial que podem brilhar no UCM

Em OMH, há um certo protagonismo dado a alguns vilões; acima de todos, temos o Caveira Vermelha, que muitos achavam estar morto no Universo Cinematográfico Marvel mas que apareceu em Guerra Infinita como guardião da joia da alma e que pode ainda causar muito mais nos cinemas no próximo filme, já que ele foi "amaldiçoado" com sabedoria.

Temos também o vilão Taskmaster ou Treinador, que promete muito no início da HQ, ajudando o Caveira Vermelha, e tem papel fundamental no final dessa HQ. 

Além do Treinador, um dos vilões com maior protagonismo nessa HQ é o Marechal Bullseye (Mercenário, em português), um homem de feitos incríveis na trama de OMH e que pode aparecer com muita sagacidade no cinema. Ficou restando apenas falar do Barão Zemo, que é um super vilão que promete muito na metade de Old Man Hawkeye, também e que possui à seu serviço outros vilões bem poderosos. Em um dos arcos dos quadrinhos, é ele quem ajunta os Thunderbolts após a morte dos Vingadores. Zemo vive com uma meia na fuça, para tampar seu rosto deformado; ele estrela em uma das capas mais bonitas de OMH, que você pode ver abaixo:

Capa da 11ª HQ. Na décima segunda e última, é feita uma homenagem ao saudoso Stan Lee, um dos criadores do Gavião.


Um personagem rico em camadas


Honestamente eu nunca fui o maior fã do Gavião Arqueiro, pois o acompanhava mais pelos filmes. Mas nos quadrinhos ele tem muita história, e essa se desenvolve bastante. Morava numa família desequilibrada; passou a morar num circo, onde se especializou; começou a virar herói tentando imitar o Homem de Ferro; quando era apaixonado pela Natasha (será que ele furará o olho do Bruce Banner, nos cinemas?!), entrou para o time dos Vingadores; posteriormente, para os Thunderbolts; em um universo paralelo, aparentemente, se tornou um samurai; em outro, se tornou O Velho Gavião Arqueiro, que tem alguns "quadrinhos pós-créditos" incríveis, que indicam uma possível continuação da HQ de doze expedições. 

E você, também curtia o Gavião? Vai dizer que após esse post você não ficou com uma quedinha por ele?! Aliás, ele é um dos maiores pegadores do Universo Marvel. Comentem aí o que achou e se as teorias fazem sentido para você; eu penso que ele será igualmente aproveitado no universo cinematográfico, tanto quanto sempre o foi nos quadrinhos e que ele terá um papel importante ao tentar derrotar o Thanos. Quem sabe dando um head shot nele?! ("You should have gone for the head")

36 comentários:

  1. Eita que nem lembro do Velho Gavião Arqueiro, kkkkkk. Nunca li HQs da Marvel, conheço mais pelo filmes mesmo e ainda assim estou atrasada neles.

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha Não liga, eu também já estive assim kk Na verdade eu só corri atrás do prejuízo e me prontifiquei a ver os filmes ano passado, que eu descobri alguns canais no YouTube e entrei no hype, hehe (eu falei desses canais no post anterior)

      Excluir
  2. Nossa eu não entendo nadinha desse tipo de história hahahaha.
    Mas pra quem gosta deve ser muito legal :)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk Gente eu to passado que vocês não são marvetes rs Vai sair agora Capitã Marvel e vocês vão entrar mais no hype haha

      Excluir
  3. Eu adorei a postagem meu amigo, mesmo não sendo fã de histórias de heróis e nem de histórias em quadrinhos, mas gostei da sua postagem e da opinião, deu até vontade de me aventurar nesse mundo dos super heróis. hehe
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  4. Agora eu entendi o por quê da gíria "ele é um gavião" quando falam de um cara pegador, hahaha! Mas mesmo assim continuo preferindo Peter Parker :P infelizmente só conheço as histórias pelos filmes, queria muito ler o HQ/quadrinhos mas só achei na internet, pra ler pela internet, e acho que não é a mesma coisa :( já fui assinante da Turma da Mônica e não tinha nada melhor do que pegar o gibi pra ler, haha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Gavião enxerga lonnge! Hahahaha Homem-Aranha é massa demais, mesmo; tá cheio de multiversos dele, também, atualmente. Olha, nada como pegar no quadrinho mas, por motivos $$, os da internet sempre salvam rsrs Beijão

      Excluir
    2. Ainda bem que salvei o link, já vou correr pra ver.

      Excluir
    3. Ai, que massa, q tu vai ler 😆
      :**

      Excluir
  5. Eita Lincoln!
    Que legal
    Bem que me perguntei mas nem sabia que tinha HQ e UAU
    foi um verdadeiro estudo!
    E eles lançaram um pouquinho antes justamente pra deixar esse gostinho de quero mais, não?
    Adorei!
    Como que segue seu blog?
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando se trata de Marvel, a gente tem que maldar logo.. "É de propósito que eles lançaram isso!". Cara, essa HQ me fez muito querer ler o quadrinho do Velho Logan, também! Muito bacana ver como alguns heróis terminaram e tal, nesse mundo mais apocalíptico (com direito a "quadrinhos pós-créditos", gente..!
      Ahh que amor alguém querendo seguir ❤ É no botão "Inscrever-se", lá embaixo. Só digitar seu e-mail e clicar. Beijocas ;)

      Excluir
  6. Oi Lincoln,
    QUE RIQUEZA DE POST! Imagino o quanto você se dedicou a ele!
    Eu adoro a Marvel, mas confesso que fico só nos cinemas. Para ler os quadrinhos, não tenho tanta paciência, rs. Acho que precisa ter muito cuidado para fazer todas as ligações que você fez.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alê!
      Que riqueza de comentário, também ^^
      Realmente, a intenção é sempre produzir um conteúdo que agregue algum valor a quem lê; pra fazer essas ligações todas, eu aproveitei os conteúdos que consumi no YouTube e fiz algo bem parecido, pesquisando em alguns sites também.
      Beijos!

      Excluir
  7. Thanks for introducing me to this comic. It's the first time I hear about it!

    www.fashionradi.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, those comics are, in fact, adapted in a long series of wonderful films. You can always try new things :) You are always welcome

      Excluir
  8. Aguardo por novas postagens suas meu amigo.
    Agradeço de coração pelo carinho em meu blog. :)
    Beijos.
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu já vou lá conferir seu blog também, minha amiga ✨ Imagina! Beijoss

      Excluir
  9. Oi Lincoln, tudo bem?
    QUE POST MARAVILHOSO! Uau quanta dedicação, adorei!
    Eu sou a doida da Marvel, mas só nos cinemas mesmo.
    Não sou de ler quadrinhos.

    Feliz 2019 que seu ano seja de muitas realizações.
    Beijos
    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, tô impressionado em como a galera tá gostando dessas conspirações rsrsrs
      Sou o doido da Marvel dos cinemas também; os canais de YouTube que eu mencionei (na postagem sobre as metas pra 2019) fazem um trabalho espetacular nesse sentido. Não é à toa que o Ei Nerd tá sempre no "Em Alta" e postando vídeo todo santo dia. Aliás, acabei de assistir o novo Homem-Aranha, em animação, tu precisa ver!!!
      Beijos, lhe desejo o mesmo, Mari!!!Feliz ano novo pra ti e family 🙏 \o

      Excluir
  10. Ai que bacana!!
    Pra quem gosta é bem legal :)
    Eu não sou fã dessas coisas da Marvel, quadrinhos e super heróis, mas acho bem legal quem é super fã e entende tudo sobre hehe.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Val!! De vez em quando esse tema vai aparecer por aqui; fico empolgado de que goste ^^

      Excluir
  11. Oi, td bem?
    Também senti falta dele no filme e fiquei curiosa pra saber o que aconteceu!
    Queria ler mais quadrinhos, os únicos que eu lia era do walking dead...
    Esse parece ser muito bem feito mesmo e isso que vc falou do Gavião ter muita história é real, acabei descobrindo há um tempo atrás enquanto tava lendo umas coisas da Marvel e fiquei surpresa porque ele mal aparece nos filmes, fora que é um dos heróis que tem mais fãs né? Que loucura hahaha
    Adorei o post!
    Beijos
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=CQMHdUwn1Ec
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo bom, Ana?! \o\
      Acho que vou passar a gostar mais dele daqui em diante, mesmo; ele certamente vai ser importante nos próximos filmes.
      The Walking Dead?! Que maneiro.. 2019 tá aí; tem vários nesse estilo que cê pode curtir, mesmo que pela internet... Talvez você goste de Sin City (s2).
      Tem muitos fãs? Deve ser nos EUA... O Deadpool eu sei que é febre por lá hahahaha
      Feliz que gostou <3 eu adorei a caverna que cês foram; já ia comentar lá no blog
      Beijos!

      Excluir
  12. Livro são muitos bons mas em quadrinhos são melhores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe há controvérsias, mas texto é tudo de bom mesmo rs

      Excluir
  13. Olá!
    Estou ansiosa para assistir os Vingadores o Ultimato.
    Adorei sua resenha, esse gibi deve ser muito bom. Cada detalhe que leio sobre o assunto fico criando teorias para o filme dos Vingadores.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahah. é esse o hype ..! que bom que gostou ^^ Abração

      Excluir
  14. Acho que nunca li uma resenha tão completa!!! Estou apaixonada hahahaha
    Confesso que, embora eu seja muito fã dos filmes da Marvel, eu só li as HQs do Homem Aranha e olhe lá hahaha são quadrinhos demais, complicado de ter tempo pra ler e absorver tanta informação. Mas adorei saber um pouco mais sobre o velho Gavião Arqueiro. Já imaginava que ele seria diferente nos quadrinhos mas parece ser BEM diferente mesmo! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh que maravilha..! Fico feliz que gostou ^__^
      Hahaha, o Aranha é dos melhores que a Marvel tem mesmo; muito único. Já já a gente lê outros gibis e bola outras coisas, então não deixe de se inscrever haha beijos

      Excluir
  15. Muito interessante.. não sou muito fã de livros em quadrinhos, mas esse me pareceu bem interessante, ja quero ler.

    ResponderExcluir
  16. Essa jogada de marketing foi fantástica. Caaaaara , nada como ter o quadrinho em mãos, eu acho muito top, sempre amei quadrinhos desde turma da Mônica, passando pelos heróis mais tops e terminando em mangás.eu tenho uma filha e já estou despertando o interesse dela nesse mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que você gostou, Aryana ^^
      Poxa, legal que você gosta dos quadrinhos aos mangás hahaha
      Está certíssima! Ensinando no caminho em que deve andar haha beijos

      Excluir

Fique à vontade para comentar, se desejar!