Você conhece o "Tintoutubro"? O famoso Inktober - Rapeize Dinâmica

Rapeize Dinâmica

Um blog para quem ama literatura, artes gráficas e entretenimento digital.

Bombando

08 outubro, 2019

Você conhece o "Tintoutubro"? O famoso Inktober

O Sentinela é a capa deste post


Conheci o Inktober apenas agora, em 2019. Se trata de um desafio de 1 desenho pra cada dia de outubro: originalmente, eram desenhos feitos com caneta tinteiro ou nanquim mas nem todo mundo tem, então vale qualquer obra artística. Sei que muita gente que me segue tem dotes artísticos pra editar imagens, vídeos ou mesmo fazer rabiscos irados, então aproveita e faz o desafio.

A lista oficial desse ano é esta:


Existem listas paralelas também, tipo "Inktober RPG" e "Inktober Fantasia", etc. Vale pesquisar, caso goste de algum nicho específico.

Meus desenhos até agora são estes:


Clique para ampliar, abra em uma nova guia para ver melhor ou faça o download da imagem


Curiosamente eu conheci o Inktober logo após ver este vídeo, que incentiva desenhar por trinta dias, também, certos tipos de desenho, como desenho só com caneta e desenho só com cores (sem traços), a fim de melhorar a técnica. Pra entender melhor o Inktober eu vi um vídeo num canal de uma menina que desenha muuuito, este vídeo > aqui < .

 Jake Parker é quadrinista criador de curtas por trás do Inktober. Ele é concept artist, ilustrador, e animador. Em 2009, Parker iniciou o Inktober. No Inktober de 2014, mais de 100.000 imagens com tinta foram marcadas no Twitter pelos artistas participantes. O Inktober continua a ser um fenômeno popular da mídia social em 2018, com pessoas apreciando os hábitos positivos de desenho e a criatividade que o conceito do Inktober traz à tona. Em 2014, ele iniciou também um "Dia de postar Arte" (Art Drop Day). Para mais informações: Link.

E você, já conhecia o Inktober? Tenho um outro post aqui também sobre escultura digital que, se ainda não viu, você pode gostar. :)



Edit: No Brasil já tão começando a chamá-lo de "tintatubro" kkk Eu chamo de tintoutubro (ink + october = inktober; tinta + outubro = tintoutubro). Cara, no site tem tutoriais de como desenhar a nanquim, que eu só fui ver agora ! ! 😱😱🙉🙉🙉 PEEENA que são pagos... 😢

Mas não tem problema... Se você não quer um diploma ainda, mas apenas desenhar melhor, confira este canal: https://www.youtube.com/user/MiaGB0 principalmente a aba "envios mais famosos", onde ela faz uma série "O básico sobre desenho". Vale a pena conferir. (quem quiser diploma, procura um curso na Udemy).
Eu nunca desenhei à nanquim, mas já vi muitos desenhos assim, então tenho alguma familiaridade. Só queria dizer que é incrível você perceber que em tão pouco tempo você consegue notar que está ficando a cada dia melhor. Vale a pena cumprir esse desafio. Não precisa seguir os dias certinho, comece hoje e termine no mesmo dia do mês que vem!!

Edit²: Veja o resultado dessa bagaça toda > aqui <

30 comentários:

  1. AAAA ENTÃO É ISSO! To vendo umas pessoas no meu Instagram postando a hashtag #inktober queria saber o que era, a onde eu pegava o desafio e tal. Mas não sei desenhar dessa forma. Nossa, você desenha muito bem! Eu nem me arrisco, hahaha! O máximo que sairia comigo seriam apenas riscos. Hahahahaha!
    Beijos!

    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me representa kk Eu tinha a impressão de que era inktober o ano todo kkkk e realmente era, pq o site promove listas aparentemente de vez em sempre, e eu sigo uma página de desenhistas, aí já viu.. toda hora um #inktober aparecia na tl.
      Você tem potencial pra desenhar assim também! Acredite! rs é tudo técnica e prática
      Obrigado <3 Beijos \o

      Excluir
    2. Mas eu pensava que o "tober" era de outubro e que a palavra era pra ser similar a "october" hahahaha!

      Excluir
    3. Sim sim! É isso mesmo xD
      Pelo que to vendo a galera vai inventar vários desafios artísticos, um pra cada mês kk

      Excluir
  2. Oieee o//
    Acho maneiro quem participa desses projetos. Eu desenho mal vou ser honesta fica meio bugado. Mas você desenha muito bem, menino! Esculachou. Não soube desse projeto parece bem divertido para quem gosta de desenhar. O que eu não tento para não passar vergonha :p. Uahshshdh. Legal da sua parte mostrar seu desenhos para gente ver :). E aquele negócio do signo que você me disse? Te segui no twitter aí tu me explica mais ^^.

    Snack Cheese 💕 Prove os nossos donuts: ~🍩v i s i t e - n o s💖

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aeew Yuka!!
      Fico feliz que você gostou; realmente, é bastante divertido. Exige um pouquinho de esforço, pq os desenhos variam de 30 a 1 hora e pouco pra serem concluídos, cada um.. :0
      Seu follow no twitter demorou a aparecer lá kkk não sei o que houve. Ok!

      Excluir
  3. Olá, tudo bem!
    Amei a postagem.
    Ótima semana!
    (Estou de volta)
    Beijos
    www.byglamour.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa Mary!
      Que bom que está de volta; fico feliz que gostou. Já vou fazer uma visita. Beijos!

      Excluir
  4. Não conhecia esse desafio não, mas como não sei nem desenhar boneco de palito, eu passo. xD
    Seus desenhos estão ótimos!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkk Olha.. quem pinta unhas já tem meio caminho andado hahaha só fazer um cursinho q aprende rs muito obrigaaado Beijos !

      Excluir
  5. Nossa que bacana os seus desenhos.
    Eu costumo dizer que desaprendi a desenhar, quando era mais nova até arriscava e umas coisas ficavam legais hoje nem tento. haha
    Não conhecia o desafio.
    Beijos
    https://www.pamlepletier.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que gostou, Pam! Estou lutando pra me manter em dia com o desafio.. são 8 desenhos atrasados que consegui acumular devido ao fim de semestre kkk
      Gennte.. vários talentos escondidos nos comentários da galera..
      Beijoss !

      Excluir
  6. Oie,
    Adorei a ideia, parece muito com os projetos de fotos no Instagram.
    Infelizmente não tenho nenhum dote artístico hahaha O máximo que consigo é escolher um filtro legal em app de edição de imagens.
    Você desenha muito bem! Parabéns!!
    Beeijo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heloo
      Gente.. Seu dote artístico é escrever no blog e atuar na área de engenharia?! Haha, tudo é uma arte kk Adoro filtros também.
      Muito obrigado, Grazy! Você precisa ver o restante dos desenhos... não tenho como não mostrar pra vocês
      Beijosss

      Excluir
  7. Obrigado! Seu blog é bem diversificado também, beijos

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia e achei incrível, seus desenhos são ótimos

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ju! Tô tentando dar meu melhor na medida do possível, nesses desenhos hahaha beijos

      Excluir
  9. Garoto!
    Seus desenhos estão um arraso, adorei o #5 ,não sei porque me lembrou algo com dementadores hahahaha
    volte para as redes sociais
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O cinco eu fiz pra treinar mãos.. sempre são traiçoeiras de desenhar rs A ideia por trás desse desenho (build) é a criação de laços/vínculos/parcerias, e a superação do racismo também.. Mas se couber exterminar uns dementadores, p q não? Hahahahaha
      Vou voltar.. como os Greyjoy. Harder and stronger 😋
      😘😘

      Excluir
  10. Amigo, você é bem animado para esses desafios. hehe
    Eu quando invento de fazer, paro no meio do caminho... :(
    Adorei suas ilustrações, dei uma ampliada aqui e são perfeitas, você tem um talento incrível e inspirador.
    Beijos. 
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha desafios acabam nos movendo ^^ Perseverança #sempre
      Poxa, to me sentindo um baita artista após seu comentário. Beijos, querida 🌹

      Excluir
  11. Lincoln, onde estão os outros desenhos? Mostre para nós!
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faltam 8, Pamzinha! Eu já vou terminar e postar, mas muito obrigado pela fuerrça ! =] =] Beiijocas

      Excluir
  12. LINCOLN, ESTOU ESPERANDO hehehehehe
    E espero que tenha tido uma boa virada de ano
    volte para nós! hehehe
    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara, eu tô mt fulero, n tô?! Kkkk mas aguarde, dessa semana não passa, flor

      Excluir

Fique à vontade para comentar, se desejar!