Escultura Digital - sobre o meu avatar em 3D - Rapeize Dinâmica

Rapeize Dinâmica

Um blog para quem ama literatura, artes gráficas e entretenimento digital.

Bombando

13 agosto, 2018

Escultura Digital - sobre o meu avatar em 3D

Escultura digital em andamento, feita no programa ZBrush 4R8
Falar de Digital Sculpting certamente será um prazer imeeenso para mim; o que eu demorei anos para aprender você poderá pegar em poucas horas.

Sobre o meu avatar zoadão


Folks, esse avatar, eu sei, está com algumas ranhuras e irregularidades na pele, mas é porque eu fiz sem referência nenhuma, exceto o que eu me lembro de quando olhei pro espelho na minha vida (lol). Ele está colorido na minha foto à direita [edit: já troquei a foto; não está mais disponível à direita mas é essa logo abaixo] porque eu usei o Photoshop para fazer os olhos e o cabelo, rapidinho. Sim, esse programa é BEM simples de se trabalhar e eu vou explicar isso aqui mesmo, então please continue lendo.

Clique e veja minha antiga foto de perfil, junto dos dizeres que a acompanhavam.

Como funciona o ZBrush e como iremos aprender mais sobre ele nesse blog?


Caras e caros, o ZBrush funciona de modo mega intuitivo para escultura digital e é muito fácil de se mexer. Sério, você se sente um escultor mexendo na argila, só que, talvez, com mais controle sistemático sobre o que está fazendo: aumentando e diminuindo o tamanho do pincel toda hora, diminuindo a intensidade e o foco do pincel, e revirando o ângulo de visão, você poderá montar uma argila em 3D parecida com essa da foto acima em apenas poucas horas! 

Talvez você ainda não esteja acreditando muito... eu entendo...


Entendo, mas te animo a acreditar: essa arte eu fiz a partir de um modelo que eles dão, rígido, só as formas  e eu fiz sem imagens de referência!! imagina se eu fizesse?! Fiz assim para mostrar a vocês que é possível.

Agora vamos compará-lo com uma foto minha, de perfil (a melhor que consegui lol):

Consegue perceber as diferenças que preciso modificar? Afinar um pouco o nariz (gastei muita argila digital no nariz) enfim, não dá pra perceber muito porque eu não estou sorrindo nessa foto. Mas compare com a do meu perfil, no site.

Aos poucos você notará o que precisa fazer para tornar sua foto em realidade, ou mesmo fazer outros modelos mais simples, que são mais fáceis ainda.

Se você já tem experiência com desenho ou escultura, isso certamente será muito mais fácil. Nesse post não vou falar muito, só quis apresentar mesmo essa facilidade. O que achou? Vale a pena tentar? Ficou curioso para tentar algo parecido no seu blog?


Quer se inspirar um pouco?




Deixo aqui então uma speed art para vocês já irem se inspirando, do canal Damien Lam; eu me amarro nela. Feita em apenas 3 horas!! Tenham em mente que vou postar mais um ou dois posts de introdução ao ZBrush e, então, começar com tutoriais dele! É importante que se inscreva no site para melhor acompanhar. Você pode fazer isso na caixa de diálogo no pé desta página. Valeu!

22 comentários:

  1. Acho super legal essas artes em 3D, mas não sei fazer (adoraria aprender). Gostei muito de você ter compartilhado sua experiência. Com a prática com certeza vai conseguir melhorar seu 3D, que eu já achei bem legal.

    http://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  2. Ah, Thais, você consegue, sim! Em poucos minutos você faz um modelo simples nesse progama, ZBrush ^^
    Fico feliz que gostou também. Obrigado.

    Beijos \o

    ResponderExcluir
  3. Oi Lincoln! Gostei do seu avatar. Realmente ele precisa de alguns ajustes, mas para quem fez sem referências (fora o olhômetro de cada dia), tá ótimo.
    :*
    In.Material
    @in_material

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto ele cumpre a função cômica, para um site de entretenimento digital huahua Obrigado! haja olhômetro
      xo xo

      Excluir
  4. Bem legal sua experiência, esse mundo é novo para mim.
    bj www.diadebrilho.com

    ResponderExcluir
  5. Quando tu começa a aprender a modelar, é um vício kkk
    Que bom que gostou!🤭😁
    Beijão

    ResponderExcluir
  6. Que interessante! Adorei
    www.achatadebatom.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia isso de escultura digital, achei bem bacana!

    Beijos/Kisses.

    Anete Oliveira
    Blog Coisitas e Coisinhas
    Fanpage
    Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história desse programa é bem interessante também. Tem bastante novidade vindo por aí.
      Obrigado/Thanks! kk
      A big kiss

      Excluir
  8. Olá Lincoln,

    Que demais o seu trabalho, parabéns!
    Nunca trabalhei com o venom, apenas com o corel e photoshop.

    Um beijo,

    My Pure Style x My Instagram x My Facebook 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda! Muito obrigado. Fico feliz que gostou ^^

      Poxa, pra quem já tem facilidade com programas de edição, o ZBrush se torna mais fácil ainda. Espero vê-la por aqui novamente.

      Beijo !

      Excluir
  9. Interessante seu trabalho, que legal sua experiência.
    Abraços

    www.glamour2.com

    ResponderExcluir
  10. Obrigado, Mary! Pois é, e ainda tenho muito o que aprender rs mas esse programa é bem tranquilo.

    Abração!

    ResponderExcluir
  11. Ahh, que legal! :) Não sabia como era o processo 3D direito, e ver esse vídeo clareou um pouco a ideia <3 Teve uma época que eu queria mUITO aprender por causa dos joguinhos RPG, como Diablo e Dota por exemplo, sabe? HAHAHA. Eu queria muito fazer o gráfico de jogos. Nossa, ficou muito boa tua escultura digital, Lincoln. Parabéns real. :)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Nossa, feliz que você gostou, Lari ^^ Esse vídeo ajuda, não é?! Já joguei jogos bem parecidos e derivados. Eu gostaria de trabalhar com jogos, também, mas por enquanto é só uma possibilidade distante haha. Stay tuned
    Obrigado pelos parabéns. Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Achei legal essa escultura digital em 3D, mas eu acho que eu não iria sair do 0 hahaha
    Vale a pena a persistência porque o resultado final fica incrível.

    Um beijo
    Jéssica Andrews Blog

    ResponderExcluir
  14. Se você começar a fazer, verá que é mais fácil que pintar as unhas haha!

    beijo

    ResponderExcluir
  15. Que dica bacana de programa.
    Adoro essas artes em 3D.
    http://www.pamlepletier.com/

    ResponderExcluir

Fique à vontade para comentar, se desejar!